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Dimensões Sócio históricas da Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: MPE20005    Sigla: DSHE
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 17 Plano de Estudos_15_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Albérico Afonso   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional.
E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares.

Conteúdos programáticos

1-Sentido e pertinência da História da Educação. 2-Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa. 3-A Educação na Idade Média. 4-A pedagogia realista na Idade Moderna. 5-A educação iluminista. 6 – O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX. 7- Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal. 8- O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926) 9- Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas 10- O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os mestrandos compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente; Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.

Metodologias de ensino

Como o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - As sessões são
Page 45 of 69N CE/14/00996 — Apresentação do pedido - Novo ciclo de estudos
programadas de forma a evidenciar diversas perspectivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, da informação fornecida pelas(o) docentes ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os). O processo compreende a: (1) a apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão; (2) a leitura, discussão e análise de textos; (3) Observação e análise de documentos diversos; (4) Apresentação e discussão de sínteses elaboradas. Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga `a realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os mestrandos tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias. O teste escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.

Metodologia e provas de avaliação

Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%).

Regime de assiduidade

Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.

Bibliografia

ALHO, Albérico Afonso (2011) - Salazar e a Escola Técnica – Uma reforma tolerada num regime intolerante, Parceria A.M. Pereira, Lisboa CARVALHO, Rómulo de (1986) – História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade ao fim do regime de Salazar e Caetano. Lisboa: FCG GAL, Roger (1985) - História da Educação. Lisboa: Veja MAGALHÃES, Justino (2001) - Roteiro de fontes para a História da Educação. Lisboa: IIE. MONTEIRO, Reis (2005) – História da Educação: uma perspectiva. Porto: Porto Editora. NÓVOA, António (2005) – Evidentemente: Histórias da Educação. Porto: Asa. PINTASSILGO, J. (2012) - Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória. ed. 1. Lisboa: Edições Colibri Endereços na Web: Repositório Digital da História da Educação: http://www.sec-geral.mec.pt/index.php/educacao-e-cienciaem-portugal/repositorio-digital-da-historia-da-educacao Oral History Society: http://www.oralhistory.org.uk/

Opções
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