This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00022
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Tecnologias e Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: OP00022    Sigla: TC
Áreas Científicas: Tecnologias de Informação e Comunicação
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 29 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário Barroso BaíaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,60
Mário Baía   4,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Selecionar as ferramentas adequadas, de acordo com os usos pretendidos no âmbito de um projeto;
Promover um uso adequado das principais aplicações das TIC na seleção, organização, tratamento e
apresentação de dados;
Melhorar a capacidade de comunicar com uma audiência, com recurso a suportes tecnológicos diversificados;
Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e
assíncrona;
Trabalhar colaborativamente para a conceção e desenvolvimento de projetos, utilizando plataformas de
comunicação a distância;
Conhecer as potencialidades, limitações e implicações das TIC, de modo a desenvolver uma visão crítica do
seu uso;
Acompanhar os desenvolvimentos recentes das TIC, nomeadamente os ambientes emergentes na Web 2.0,
facilitadores dos processos de publicação e comunicação;
Desenvolver a capacidade de refletir sobre questões éticas da Internet;
Conhecer e desenvolver preocupações de segurança com o uso da Internet.

Conteúdos programáticos

Literacia de informação. O acesso à informação. A seleção e avaliação da informação e o seu uso. Segurança e
ética na Internet. Hipertexto e hipermédia.
Projeto e trabalho de projeto. As tecnologias como um recurso fundamental no trabalho de projeto. Ferramentas
de trabalho e de comunicação: integração e articulação. Recolha, organização, tratamento e apresentação de
informação de carácter qualitativo e quantitativo.
Plataformas colaborativas, redes e comunidades de aprendizagem. Ambientes construtivistas de
aprendizagem. Características e funcionalidades das plataformas de gestão de aprendizagem. Características
das comunidades de prática. Redes sociais.
Potencialidades das ferramentas da Web 2.0. Ferramentas de social bookmarking, pendrives e weblogs. A
tecnologia RSS.
Portefólios digitais. Do conceito de portefólio ao portefólio digital. Formas de organização de materiais num
portefólio digital


Metodologias de ensino

Os processos de trabalho compreendem: (a) realização de tarefas práticas de aprofundamento de aspetos relevantes das ferramentas de uso genérico; (b) pesquisa de informação em fontes diversificadas, nomeadamente na Internet; (c) recolha de dados e sua organização, tratamento e apresentação; (d) elaboração de um projeto integrador das tecnologias sobre uma temática relevante; (e) leitura e discussão de temas associados à utilização de recursos digitais no quotidiano; (f) apresentação de projetos com recurso a ferramentas informáticas apropriadas; (g) utilização de ferramentas de comunicação e de plataformas de gestão de conteúdos para publicação de informação e colaboração.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A avaliação sumativa resulta da combinação de três componentes: (i) a resolução das tarefas práticas e a participação nos debates (20%); (ii) uma apresentação em suporte digital de um projeto integrador das TIC, apoiada numa reflexão teórica escrita (45%); (iii) a elaboração de um portefólio digital (35%)

Opções
Página gerada em: 2024-04-24 às 17:35:32 Última actualização: 2010-07-19