This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00026
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Estrangeira: Inglês (C1)

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: OP00026    Sigla: LEIC1
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 6 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carolina Silva   4,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa tem como base as indicações relativas ao nível C1, de utilizador avançado, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tem-se em atenção os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender um vasto número de textos longos e complexos, e reconhecer o respetivo significado implícito.
- Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar palavras ou expressões adequadas.
- Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (incluindo cartas) sobre assuntos complexos, mostrando domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem trabalhados a nível C1, de utilizador avançado, do QECR.
Temas: novas formas de comunicação; política e eventos mundiais; trabalho; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; ciência; sistemas jurídicos; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC será efetuada em conformidade com os elementos que a seguir se indicam.
A. Avaliação contínua (10%):
- Relativa à assiduidade;
- Relativa à oralidade (participação nas atividades da aula, em debates, discussões, etc.);
- Relativa à escrita (realização de trabalhos de compreensão e expressão escrita, de enriquecimento vocabular e/ou gramatical, individuais ou em grupo).
B. Avaliação sumativa:
- Trabalho de pesquisa em grupo e sua apresentação oral (30%);
- Testes (60%).
Em alternativa à avaliação contínua e sumativa, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.

Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Bibliografia

Cambridge Advanced Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Collins COBUILD Advanced Learner’s Dictionary. London: HarperCollins.
Cunningham, S., Moor, P. & Bygrave, J. (2013), Cutting Edge: Advanced Student's Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use (Third Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Longman Dictionary of Contemporary English. For Advanced Learners. London: Pearson Longman.
Murphy, R. (2012). English Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Oxford Advanced Learner's Dictionary. Oxford: Oxford University Press.

Webgrafia – Dicionários de língua inglesa online
http://dictionary.cambridge.org/
https://www.collinsdictionary.com/
http://www.ldoceonline.com//
https://www.merriam-webster.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
http://www.thefreedictionary.com/

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de modo avançado, a um nível que corresponde a C1 do QECR.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 23:21:47 Última actualização: 2010-07-19