This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00029
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Guionismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: OP00029    Sigla: GUIO
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 11 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Marta Alves   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de escrever um guião literário para curta metragem de forma profissional, original e criativa e ainda:
- Compreender as especificidades da narrativa audiovisual;
- Perceber as diferenças entre a elaboração de guiões literários e de guiões técnicos;
- Reconhecer as principais perspetivas teóricas que fundamentam a escrita de guiões para cinema e televisão;
- Compreender a atividade do guionista;
- Conhecer e mobilizar os múltiplos conceitos e ferramentas inerentes ao exercício da atividade de guionista;
- Desenvolver capacidades de leitura, análise, raciocínio crítico, síntese, organização e escrita e aplicá-las à construção de um guião literário;
- Propor projetos inovadores nesta área.

Conteúdos programáticos

1. História breve da prática de escrita de guiões para cinema e televisão.
2. Modelos de construção do guião. A norma das Master Scenes.
3. Fases de construção do guião literário. A escrita e a reescrita.
4. A ideia.
5. O tema.
6. Os géneros.
7. A estrutura da narrativa e os momentos da narração.
8. Os artifícios narrativos. O espaço e o tempo. Os inícios e os fins.
9. A personagem.
10. A cena e a sequência.
11. O diálogo. 



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os três primeiros tópicos dos conteúdos programáticos são contextualizadores do trabalho a realizar, ajudando a compreender em que consiste a atividade do guionista e quais os vários instrumentos teórico-práticos que este necessita de mobilizar para o seu desempenho. Os tópicos seguintes referem-se aos vários elementos a ter em consideração na construção de um guião literário, tarefa que se pretende que o estudante esteja apto a concretizar no final da unidade curricular.

Metodologias de ensino

Cada aula será composta por duas partes.
Na primeira parte, que terá a duração de 60 minutos, está previsto o acompanhamento prático das diversas etapas da escrita dos trabalhos propostos. Face às sugestões e comentários da docente e dos colegas pretende-se que os estudantes entreguem novos elementos de escrita que serão novamente discutidos. De revisão em revisão, chegar-se-á à entrega da versão final dos trabalhos referidos.
A segunda parte, que terá a duração de 120 minutos, será composta por uma secção expositiva, durante a qual será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos audiovisuais ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise coletiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia adotada na primeira parte da aula tem como propósito permitir aos estudantes testar as conexões entre a teoria e a sua aplicação num trabalho em curso e ajudá-los a refletir acerca do seu trabalho como guionistas, o que lhes permitirá aperfeiçoá-lo e adaptá-lo a críticas e a diferentes perspetivas.
As metodologias de ensino adotadas na segunda parte, pretendem desenvolver a capacidade de conciliar a reflexão teórica com a sua aplicação prática em exemplos concretos, permitindo contribuir para o aprofundamento da compreensão dos conceitos estudados essenciais para o trabalho de guionista.

Metodologia e provas de avaliação

Um trabalho individual de elaboração de um guião literário para uma curta-metragem de ficção, a partir de uma ideia original [100%]. Este implica a concretização dos seguintes elementos parcelares:
a) Manutenção de um diário [5%]
b) Nota de intenções [10%]
c) Sinopse [10%]
d) Caracterização das personagens [15%]
e) Guião literário (elaborado de acordo com a norma das Master Scenes)[50%]
f) Participação nas reuniões de acompanhamento à construção do guião [10%]

Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail ou outros meios eletrónicos.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na sua classificação final.

Aos trabalhos que recorram a plágio, integral ou parcial, será atribuída a classificação de 0 valores.

Regime de assiduidade

Participação dos estudantes regulares
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise assim como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Participação dos trabalhadores-estudantes
Cada caso deverá ser negociado com a docente durante os primeiros 15 dias após o início das aulas.

Bibliografia

CAMPBELL, Joseph (2004 [1949]), The hero with a Thousand Faces, Princeton e Oxford, Princeton University Press.
COMPARATO, Doc (1998 [1993]), Da Criação ao Guião: A Arte de Escrever para Cinema e Televisão, Lisboa: Pergaminho.
COWGILL, Linda J. (1999), Secrets of Screenplay Structure, Hollywood: iFilm.
FIELD, Syd (2005 [1984]), Screenplay: The Foundations of Screenwriting, Nova Iorque: Delta.
HUET, Anne (2005), Le Scénario, Paris: Cahiers du Cinema.
MCKEE, Robert (1997), Story: Substance, Structure, Style and the Principles of Screenwriting, Nova Iorque: Regan.
Nogueira, Luís (2010), Laboratório de Guionismo, Covilhã: LabCom.
PROPP, Vladimir (2003) Morfologia do Conto, Lisboa: Vega.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina (2000), Dicionário de Narratologia, Coimbra: Almedina.
TOMÁS MELGAR, Luis (2000), El oficio de escribir cine y televisión, Madrid: Fundación Antonio de Nebrija.
VOGLER, Christopher (2007 [1998]), The Writer’s Journey: Mythic Structure for Writers, Nova Iorque: Michael Wiese.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 09:05:12 Última actualização: 2010-07-19