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Produção e Promoção Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
Código: |
OP00037 |
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Sigla: |
PPC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Refletir criticamente sobre o sector cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
- Identificar as profissões da cultura e suas competências.
- Compreender de forma introdutória processos de formação de públicos.
- Perceber os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
- Criar e implementar projetos culturais.
- Promover e divulgar projetos culturais.
Conteúdos programáticos
Módulo I – O sector cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura: produtores e programadores de cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Projetos culturais
Planeamento e estratégias de produção cultural
Como realizar um projeto cultural
Estratégias de divulgação de projetos culturais
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Trabalho individual (análise aprofundada de um projeto cultural): 40%
b) Trabalho de grupo (planeamento, divulgação e realização de projeto cultural): 40%
c) Presença, participação, exercícios e apresentações em sala de aula: 20%.
Bibliografia
AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim; RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera
CHINEM, Rivaldo. (2003). Assessoria de imprensa - Como fazer. São Paulo: Summus.
KOLB, Bonita M. (2005). Marketing for Cultural Organizations. Cork/Irlanda: Thomson.
KOTLER, Philip; SCHEFF, Joanne (1997). Standing Room Only – Strategies for Marketing the Performing Arts. Boston: Harvard Business School Press
MENDES, Conceição (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.
PAIS, José Machado Pais (org); SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
VARGAS, Carlos (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.
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