This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA16
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Gestão e Empreendedorismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: PA16    Sigla: GE
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 15 Plano de Estudos 2015_16 3,0 23 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Rodrigues Rolo AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,50
Alcina Dourado   0,20
Isadora de Ataíde Fonseca   1,30

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular de “Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com temas atuais como o empreendedorismo e a gestão.

O Módulo de Empreendedorismo tem como principais objetivos:
Sensibilizar os alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas;
Analisar e avaliar as etapas do processo empreendedor;
Identificar áreas de negócio e promover a criação do auto-emprego.

O Módulo de Gestão tem principais objetivos:
Apoiar a formação dos alunos através da aprendizagem dos fundamentos da gestão;
Conceptualizar o desempenho, as competências e os papéis do gestor;
Analisar os principais conceitos e teorias no âmbito das funções do processo de gestão;
Compreender omeio envolvente das organizações;
Introduzir os temas contemporâneos da competitividade, ética e responsabilidade social das organizações.

Conteúdos programáticos

I-A gestão e as organizações
1.1-Quem são os gestores e onde trabalham
1.2-O que fazem os gestores
1.3-Quais são as funções, os papéis e as competências dos gestores
1.4-O ambiente das organizações
1.5 Responsabilidade Social e ética nas organizações

II –Empreendedorismo
2.1 Uma perspetiva global sobre o que é o empreendedorismo
2.2 O papel do empreendedor
2.2.1. Gestor versus empreendedor
2.1.2. A figura do empreendedor
2.1.3. Mitos em torno da figura do empreendedor
2.3 Organizações empreendedoras e empreendedorismo corporativo
2.4 O processo empreendedor
2.5 O CANVAS Business Model
2.6 Plano de Negócios

Palavras Chave

Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Empresarialismo > Plano empresarial

Ciências sociais > Economia > Estudos de gestão

Ciências sociais > Economia > Economia empresarial > Administração empresarial


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para a concretização dos conteúdos programáticos anteriormente apresentados, as aulas desta UC terão uma componente teórica e prática. Partindo-se da análise de estudos de caso procura-se que os alunos se vão apropriando dos conceitos mais relevantes. Abordam-se questões que se prendem com o uso de ferramentas com destaque para o CANVAS Business Model. Os alunos são sensibilizados para a importância do Empreendedorismo, na sociedade em geral e no contexto empresarial, em particular, incluindo o sector social.
Paralelamente é feita uma abordagem demonstrativa e prática em que os alunos são levados a exercitar os conteúdos aprendidos através da aplicação de algumas ferramentas demonstrando-se, pelo exercício, a importância da identificação de oportunidades de negócio e das diferentes funções das ferramentas em articulação cm conceitos básicos de gestão.
A edição de um produto audiovisual de pitching recorrendo a meios informáticos será a etapa final.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir de leituras prévias assentes no método expositivo e demonstrativo bem como em exercícios numa óptica prática e activa.
São utilizados estudos de caso, visionamento de conteúdos audiovisuais e software adequado com o recurso à apresentação em modo pitching.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular na medida em que pretende-se demonstrar, através do recurso a exercícios e casos práticos, em que medida as temáticas abordadas nas sessões letivas são implementadas em contextos reais, com ênfase para a evidência da sua exequibilidade e perspectivando uma maior e efetiva ligação com a comunidade e o contexto laboral.
Procura-se fornecer instrumentos que permitam exercitar as competências privilegiadas no contexto da unidade, seja individualmente, seja em grupo, de modo a garantir a efetiva relação entre teoria e prática, através da proposta de uma ideia de negócio culminando num pitching.
O recurso a ferramentas de ensino em modelo b-learning permite ainda uma efetiva comunicação entre docente/estudantes e estudantes/estudantes.
Será prática recorrente a existência de tutorias individuais sempre que se revelar necessário.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação desta UC é contínua.
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo os estudantes demonstrar as competências adquiridas durante o semestre: capacidade de identificação de oportunidades de negócio, atitude criativa e crítica, compreensão e aplicação dos conceitos, produção e apresentação do pitching, níveis de participação na UC. Estes parâmetros e o seu peso na avaliação final serão apresentados e discutidos com os estudantes em cada semestre.

Regime de assiduidade

Presença exigida de 70%.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

COSTA, T. (2013), Gestão Contemporânea-princípios, tendências e desafios, edições Sílabo.

CARVALHO, C e COSTA, T. (2015), Empreendedorismo-Uma Visão Global e Integradora, edições Sílabo

RODRIGUES, S., (2008), Manual Técnico do Formando: “Empreendedorismo”, Ferramentas para o Empreendedor, ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb Retrieved from http://www.anje.pt/system/files/items/73/original/Empreendedorismo-v10-final.pdf

Guia Prático Como criar uma Empresa - Elaboração do Plano de Negócios (2011), (n.d.) Colecção: Manuais do Empreendedor, Projecto Jovem Pro-Empreendedor, Publicação on line:|Abril de 2011 Design e Paginação: BTBA Promotor: APEITE Retrieved from http://jovemproempreendedor.com/media/guiapraticocomoelaborarumplanodenegocios.pdf

SILVA, P., (2007), Manual do Empreendedor, - Gabinete de Projectos do IPL, com a supervisão do Grupo de Empreendedorismo do IPL, Leiria, Retrieved from http://www.empreender.aip.pt/irj/go/km/docs/site-manager/www_empreender_aip_pt/conteudos/pt/centrodocumentacao/Centro%20de%20Documenta%C3%A7%C3%A3o/Manual%20Empreendedor_IPLeiria.pdf

Observações

Esta UC com o código PA16 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 2º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão lectiva presencial, para além de encaminhado junto dos responsáveis dos órgãos da ESE/IPS podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de actividade lectiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo. Até lá a versão definitiva para o ano lectivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 08:12:57 Última actualização: 2010-07-19