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Intersubjetividade e Relação com o Saber
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
PG_EE02 |
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Sigla: |
IRS |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
21 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
20 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1 - Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo global desta Unidade Curricular é observar a dinâmica relacional na sala de aula e com os parceiros exteriores e compreender as suas implicações no ato de aprender e ensinar.
Neste sentido pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender as relações do docente com o aluno ou grupo de alunos; de um aluno com outro ou com o grupo de pares; do docente com outros profissionais e com os pais, assim como as dificuldades relacionais no espaço de uma sala de aula, de um grupo e analisar o modo como um profissional as pode resolver.
- Compreender que a subjetividade, a interioridade estão presentes em toda a relação interpessoal, nomeadamente na relação pedagógica.
- Compreender, com a observação de si e do outro, fenómenos relacionais como a agressividade, a dependência, a passividade, a projeção, etc; analisar o lugar da personalidade do docente no exercício da profissão e aceitar envolver-se numa reflexão sobre formas de trabalhar.
- Analisar a recusa de aprender e as reações que provocam no docente.
- Compreender a necessidade de facilitar e solicitar a implicação das famílias no processo de desenvolvimento / aprendizagem das crianças e jovens cuja educação está a seu cargo.
Conteúdos programáticos
. A relação pedagógica, dimensões relacionais e afetivas
II. As profissões do humano. Educar, profissão impossível?
III.Contribuições da psicanálise para a educação
Sobre o inconsciente e a estrutura da personalidade
Sobre a sexualidade infantil e suas consequências
Psicanálise e dificuldades de aprendizagem
IV. A autoridade, submissão, violências:contributos psicanalíticos para a interpretação do poder arbitrário.
V. O desejo e a recusa de aprender e o núcleo de resistência ou momento pedagógico
VI. A experiência profissional dos docentes: um labirinto bem organizado
VII. Relação com os pais e comunidades. Os Pais como educadores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Construir competências profissionais, é aprender a encarar a diversidade e a complexidade de situações, identificando o que as aproxima e as distingue de situações comparáveis (mas nunca iguais).
Metodologias de ensino
O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.
O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
O trabalho nesta UC em tem em consideração não só a experiência dos formandos nos contextos de trabalho – a sala de aula, o seu percurso biográfico e também o sentido das próprias vivências, a sua interioridade.
A educação é feita de comunicação, de relações que só adquirem sentido na história de uma vida.
Ao centrar-se na interioridade dos sujeitos a UC, procurará não só valorizar a capacidade de comunicar intersubjectivamente, mas provocar esta comunicação.
Nesta perspetiva os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Pretende-se que os saberes a adquirir pelos estudantes serão construídos com base nos saberes já detidos previamente e em articulação com esses mesmos saberes.
Para abordar os fenómenos afetivos, é necessário não ter medo das suas dificuldades e sentimentos, é neste sentido que se previlegia metodologias que incentivem e facilitem a comunicação apoiada nos saberes das ciências humanas, nomeadamente nos contributos da psicanálise.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%.
Regime de assiduidade
Avaliação contínua.
Bibliografia
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fonte: http://agora.unige.ch/sed-cifali/dilem.
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Mannoni, M. (1973). Éducation Impossible. Paris, Seuil
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Merle, P. (2005). L' éléve humilié. Paris : PUF.
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Winnicot, D. (1978). L’enfant et le monde extérieur., Paris: Payot
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