| 
 | 
                
                
                
Géneros Jornalísticos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
| Código: | 
CS200020 | 
   | 
Sigla: | 
GJ | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências da Comunicação | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conceptualmente conhece as diferentes abordagens associadas ao estudo de gêneros jornalísticos;
 Conhece as características dos diferentes tipos e tipos de jornalismo associando-os aos diferentes meios;
 Desenvolve técnicas que permitem um correcto e rigoroso desempenho do uso dos Géneros;
 Identifica e caracteriza as diferentes fases da atividade jornalística e os procedimentos técnicos que as definem. 
Conteúdos programáticos
GÊNEROS JORNALÍSTICOS E CONTEXTOS PROFISSIONAIS
 Noção de Gêneros Jornalísticos (História, Critérios de classificação, Informativo, Analítico e Opinião, jornalismo especializado), Língua jornalística
 
 Definição e prática de gêneros jornalísticos
 - Relatório: de evento (História de Fato), de ação (História de Ação); Breve (Seguimento
 História); Pesquisa;
 - A entrevista, modelos e técnicas de realização; A entrevista direta;
 A entrevista editada; A entrevista de personalidade;
 - Levantamentos, modelos de aplicação e princípios gerais
 Questionário e seleção de amostra.
 
 Jornalismo Audiovisual - Rádio
 - Da informação instantânea, dos modelos de rádio de informação, das normas técnicas de escrita e sonorização.
 
 O Jornalismo Audiovisual - Televisão
 - Da informação audiovisual aos gêneros orientados para o olho.
 
 O Jornalismo Online
 - Da linguagem híbrida à emergência de um novo gênero jornalístico à infografia.
 
 INFORMAÇÃO DE GÉNERO
 Noção de gêneros informativos
 - Informação, tratamento e investigação
 - Técnicas de notícias, fontes; A liderança eo corpo da informação
 
 Interpretação de jornais
 - O Relatório Interpretativo
 - Uma crônica, modelos dominantes: judicial, desportiva, etc.
 
 GÊNERO DE LEITURA
 Comentário e Opinião
 - O artigo, o editorial, a coluna de opinião
 
 A Crítica da Revista e a Relação com o Leitor
 - O papel do Provedor de Justiça na monitorização crítica do conteúdo do Jornal 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Com base nos objetivos acima mencionados, pretendemos conciliar a componente expositiva dos temas com a aplicação prática das diversas experiências e estudos de caso, visando a compreensão global dos conteúdos e abordagens propostos. Assim, os conteúdos propostos buscam responder ao conjunto de objetivos estabelecidos, buscando evidenciar os componentes teóricos / expositivos com a aplicabilidade dos vários meios de comunicação estudados. 
Metodologias de ensino
A unidade curricular baseia-se em palestras dedicadas aos conteúdos programáticos propostos, utilizando-se de estudos de casos para exemplificar os vários géneros jornalísticos
 No que se refere às metodologias de avaliação, pretende-se que, de forma sustentada, os alunos escolham, em grupo, abordar um gênero e subgênero jornalísticos e definir uma área de ação. Após apresentação ao professor e sua aprovação, será seguido um processo para a construção de um relatório, tanto prático como reflexivo sobre a aplicação / tema a ser desenvolvido.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
No final do trabalho, o aprendizado esperado é centrado em três domínios principais: (a) organização e gestão da informação, evidenciando a apropriação e utilização de conceitos diferenciados; (B) produção de textos de dimensões e problemas variados; (C) Domínio conceitual e prático dos diferentes gêneros jornalísticos, bem como questões intrínsecas à linguagem e atividade do jornalismo. 
Metodologia e provas de avaliação
Trabalhos obrigatórios: 
 
 Frequência de avaliação - teste global no final do semestre - 50%
 Trabalho de grupo (texto e apresentação) - 20%
 Crítica revisão - 15%
 Participação - 15%
 
 
 A aprovação desta UC está sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos:
 - a assistência e realização dos trabalhos nas sessões presenciais e/ou trabalhos de grupo, de acordo com o Regulamento de Avaliação e Frequência;
 - a realização de todos os elementos de avaliação constantes no programa.
 
 Nota:
 Esta UC pode ser realizada através de exame. 
Regime de assiduidade
Obrigatório 
Bibliografia
AAVV. (1998). Serviço de reportagem. Uma antologia de jornalismo português de imprensa. Lisboa: Editorial Notícias.
 
 AAVV. (2005). Livro de Estilo - Público. Lisboa: Público.
 
 Altman, F. (1996). A arte da entrevista: Editora Página Aberta.
 
 Arfuch, L. (1995). La entrevista, una invención dialógica. Barcelona: Paidós Comunicación, 1995
 
 Baume, Renaud de la; Bertolus,  Jean-Jerôme; “A Louca História dos
 Multimédia”, Lisboa, Teorema, 1996
 
 Bastos, Hélder; “Jornalismo Electrónico”, Coimbra, Minerva, 2000 
 
 Bell, A. (1991). The Language of News Media (5ª ed.). Oxford: Balckwell Publishers Lda, 1996.
 Bertocchi, Daniela, Géneros Jornalísticos em espaços digitais, http://www.bocc.ubi.pt/pag/bertocchi-daniela-generos-jornalisticos-espacos-digitais.pdf
 
 Boucher, J. D. (1994). A reportagem escrita. Mem Martins: Editorial Inquérito, 1994
 
 Cabrera, Ana (Org.), Jornais, Jornalistas e Jornalismo – Sécs. XIX e XX, CIMJ, 2011
 
 Casasús, J., & Ladevéze, L. N. (1991). Estilo Y Géneros Periodísticos. Barcelona: Ariel, 1991.
 
 Chalaby, J. (1996). «Jornalismo como uma invenção anglo-americana. Comparação do desenvolvimento do jornalismo francês e anglo-americano, 1830-1920s». Media & Jornalismo, 3, 29-50.
 
 Chaparro, M. C. (1998). Percursos e géneros do jornalismo português e brasileiro. Amadora: Jortejo
 
 Charaudeau, P. (1997). Le discourse d’information médiatique. Paris: Nathan
 
 Correia,  Fernando; “Os Jornalistas e as Noticias”, Lisboa, Caminho, 1998
 
 Fidalgo, J. (2000). A Surpresa dos Instantes. Porto: Campo das Letras.
 
 Figueiras, R. (2003). «O Espaço Opinião na imprensa de referência». Media & Jornalismo, 2, 89-112.
 
 Fontcuberta, M. d. (1993). A notícia. Pistas para perceber o mundo. Lisboa, Editorial Notícias
 
 Ganz,  Pierre; “A Reportagem em Rádio e Televisão”, Lisboa, Inquérito, 1993
 
 Lagardette, Jean-Luc Martin; “Manual da Escrita Jornalística”, Lisboa,
 Pergaminho,1998 
 
 Mesquita,  Mário; “O Jornalismo em Análise”, Coimbra, Minerva, 1998
 
 Mesquita, M. (1983). A Crónica como Forma de Expressão Jornalística. In M. Mesquita (Ed.), Deve & Montant, H. (1995). L'interview écrite et le portrait. Paris: CFPJ, 1995. 
 Negroponte, Nicholas;“Ser Digital”, Lisboa, Caminho, 1996
 
 Ponte, C. (2000). «Kosovo: a Voz Editorial em El Pais e Público». Comunicação e Sociedade, 2, 435-454.
 
 Lopes, Paula Cristina Lopes, Géneros Literários e Géneros Jornalísticos, uma revisão teórica de conceitos, http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-generos-lopes.pdf
 
 López, Manuel; “Cómo se Fabrican las Noticias”, Barcelona, Paidos, 1995
 
 Ponte, C. (2004). Leituras das Notícias. Lisboa: Livros Horizonte.
 
 Pina, Sara; “A Deontologia dos Jornalistas Portugueses”, Coimbra, Minerva, 2000
 
 Rebelo, José; “O Discurso do Jornal”, Lisboa, Noticias, 2000 
 
 Ricardo, D. (2004). Ainda bem que me pergunta. Manual de escrita jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.
 
 Rodrigues, E. (2003). Crónica Jornalística. Século XIX. Lisboa: Círculo dos Leitores.
 Sloan, W. D., Wray, C. S., & Sloan, C. J. (1997). Great Editorials. (2ª ed.). Northport, Alabama: Vision Press.
 
 Tengarrinha, J, 1965, História da Imprensa Periódica Portuguesa. Lisboa, Editorial Caminho, 1989 (2ª ed)
 
 Traquina, Nelson; “Jornalismo: Questões, Teorias e Estórias”, Lisboa, Vega, 1993
 Venâncio, F. (2004). Crónica Jornalística. Século XX. Lisboa: Círculo dos Leitores.
 Vivaldi, G. M. (1993). Géneros Periodísticos. (5ª ed.). Madrid: Paraninfo, 1995
 
 Caso se entenda oportuno, serão recomendadas obras e textos adicionais
  
Observações
x 
             | 
                
            
                
 |