| 
 | 
                
                
                
Anatomofisiologia II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
| Código: | 
DESP06 | 
   | 
Sigla: | 
ANATII | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências do Desporto | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a anatomia e função do corpo humano, que permita a sua utilização em situações práticas no âmbito das atividades físicas e desportivas.
 Dominar a terminologia utilizada no âmbito da Anatomia e da Fisiologia do corpo humano.
 Interpretar correctamente as definições de Anatomia e os conceitos da Fisiologia conducentes à percepção das várias funções orgânicas do corpo humano.
 Utilizar com conhecimento e objectividade os vários métodos de avaliação dos principais parâmetros do esforço.
 Relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos com situações práticas concretas.  
Conteúdos programáticos
Sistema Nervoso
 Tecido nervoso. Recepção de informação e receptores. Estrutura e organização do sistema Nervoso Central. Efetores e efeção. Condução de informação do sistema nervoso.
 A medula: anatomia e fisiologia.
 A organização do encéfalo.
 Córtex cerebral: anatomia e fisiologia.
 Estrutura e organização do Sistema Nervoso Periférico.
 
 
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC de “Anatomofisiologia I” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos interpretativos das estruturas e do funcionamento dos vários sistemas do corpo humano, conhecimento indispensável para o futuro de profissionais ligados ao Desporto, diariamente confrontados com esta problemática. 
Metodologias de ensino
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva, da apresentação e discussão de temas por parte dos alunos e através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos.
 
 O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (d) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
 Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Esta UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Assim, o(s) teste(s) escrito(s) visa(m) avaliar os conhecimentos teóricos; a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido.  
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de: I) Avaliação do Processo (35%): aplicação de duas fichas (17.5% cada ficha) que incidirá sobre os conteúdos programáticos desenvolvidos, e 5% na valorização da assiduidade no total das aulas previstas, e II) Avaliação do Produto (60%) que resulta do desempenho do aluno num teste escrito (mínima será de 8 valores). 
 O somatório da componente I e da componente II definirá a classificação para a atribuição da nota final da UC.
  
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria. 
             | 
                
            
                
 |