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Retórica e Argumentação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: CS200013    Sigla: RA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 38 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar a capacidade de compreender e analisar as estratégias argumentativas e a aptidão para avaliar argumentos, reconhecer tendências, estabelecer relações, comparar elementos argumentativos e proceder a interpretações.
Proporcionar a aquisição de competências cognitivas sobre a produção discursiva e propiciar o reconhecimento das funções da linguagem. Desenvolver aptidões de pesquisa de dados ou argumentos e de organização dos elementos da narrativa. Proporcionar conhecimentos para determinar a adequação de um tópico ou ângulo de acordo com os públicos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens: (1) A metodologia de investigação e a interpretação: a problemática, o género do diálogo e a hermenêutica; (2) O método dialético e o pensamento crítico; (3) Retórica e argumentação: as premissas de argumentação, as técnicas argumentativas e a interacção dos argumentos; (4) Análise e opinião nas mensagens dos media: os públicos e os géneros de comunicação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O argumento constitui uma expressão da racionalidade. O conhecimento dos seus elementos e das diferentes vias para os reconhecer e expor servem a interacção comunicativa e asseguram a sua eficácia.

Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os fundamentos teóricos são expostos com o recurso à metodologia de ensino direto. O objectivo visa a compreensão dos conceitos e dos pressupostos da argumentação e deduzir a importância deste recurso nas interações sociais. A exposição é ativa e concita ao estabelecimento do dialogismo, género elementar na prática jornalística.
O envolvimento dos estudantes, proporcionado por estratégias de ensino indirecto, assegura a prática da argumentação e da contra-argumentação, a identificação de argumentos falaciosos e a prática da interpelação.

Metodologia e provas de avaliação

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá esta forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos(as) estudantes depende da sua participação nas atividades letivas.
Os(as) estudantes que não estão abrangidos pelo estatuto especial (art.º 23.º do Regulamento de Frequência e Avaliação) têm de participar em 50% das actividades lectivas.
O controlo da assiduidade e da pontualidade é feito por registo em folha de presenças.

Bibliografia

Breton, Philippe (2002). A Palavra Manipulada. Lisboa: Editorial Caminho.

Cornu, Daniel (1999). Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget.

Dijk, Teun A. van (2005). Discurso, Notícia e Ideologia – Estudos na Análise Crítica do Discurso. Porto: Campo das Letras.

Perelman, Chaim e Lucie Olbrechts-Tyteca (2006), Tratado de Argumentação, Lisboa, Instituto Piaget.

Rebelo, José (2000). O Discurso do Jornal, Lisboa: Editorial Notícias.

Ricouer, Paul (2013). Teoria da Interpretação. O Discurso e o Excesso de Significação. Lisboa: Edições 70.

Suárez, Luisa Santamaría e Carro, María Jesús Casals (2000). La opinión periodística. Argumentos y géneros para la persuasión. Madrid: Editorial Fragua.

Chapters in books and review papers

Martínez Albertos, José Luis (2012). Géneros para la interpretación periodística: 2) La crónica. In Martínez Albertos, José Luis, Curso General de Redacción Periodística, 5ª ed. (pp.345-362). Madrid: Ediciones Paraninfo.

Martínez Albertos, José Luis (2012). Géneros para el comentario y la opinión::El articulo en sus diferentes modalidades. In Martínez Albertos, José Luis, Curso General de Redacción Periodística, 5ª ed. (pp.363-382). Madrid: Ediciones Paraninfo.

Barriga, Antónia (2009). Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica – O «poder do discurso». Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp. 27-42.

Cantavella, Juan (2004). La crónica en el periodismo: explicación de hechos actuales. In Cantavella, Juan e Serrano, José Francisco, (coords.), Redacción para periodistas: informar e interpretar (pp.395-418). Barcelona: Editorial Ariel.

Cunha, Tito Cardoso e (2009). Argumentação e metáfora no discurso político. Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp.19-25.

Goodwin, Jean (2009). A argumentação não tem função, Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp.123-144.

Mayo, Enrique Castelló (2009). O vasto e tenaz império da retórica na idealização, materialização e análise das mensagens publicitárias, Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp. 43-50.

Plantin, Christian (2009). Deixem dizer: A norma do discurso de um está no discurso do outro, Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp.145-161.

Ramos, Rui (2000), O discurso de opinião como discurso polémico – Aspectos da sua configuração e da interacção social, Comunicação e Sociedade 2, Cadernos do Nordeste, vol. 14 (1-2), pp.235-247.

Serra, Paulo (2009), Persuasão e propaganda: os limites da retórica na sociedade mediatizada, Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp.85-100.

Suárez, Luisa Santamaría e Carro, María Jesús Casals (2000). La escritura de textos de opinión. In Suárez, Luisa Santamaría e Carro, María Jesús Casals. La opinión periodística. Argumentos y géneros para la persuasión (pp.373-384). Madrid: Editorial Fragua.

Observações Bibliográficas


Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 09:03:33 Última actualização: 2010-07-19