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Comunicação nos Media Sociais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
CS30026 |
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Sigla: |
CMS |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc
Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
Produz texto crítico sobre fenômenos comunicacionais emergentes;
Conteúdos programáticos
1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) na mídia (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
• Facebook
• Youtube
• Google
• Instagram
• Whatsapp
• Aplicações
• Comece
Snapchat
• Outras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceitual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Metodologias de ensino
Aulas de exposição
Trabalho em equipa
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa ea sua posicionamento crítico.
Metodologia e provas de avaliação
1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (20%)
2. Leitura e apresentação de textos (30%) OBRIGATÓRIO
3. Frequência da avaliação (50%) OBRIGATÓRIO
Regime de assiduidade
A assiduidade é considerada em 20% da avaliação global
Bibliografia
Barómetro da Comunicação 2015 – prospectivas para os media
https://obercom.pt/wp-content/uploads/2016/06/Barómetro-da-Comunicação-2015-Prospectivas-para-os-media.pdf (29.01.2017)
Cádima, Francisco Rui (2015)
A Era Digital, Lisboa, Media XXI
Cádima, Francisco Rui (2010)
A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress
Cádima, Francisco Rui ( 2009)
Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera
Cardoso, Gustavo (2014)
Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
CASTELLS, Manuel (2004)
A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
GILLMOR, Dan (2005)
Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença
JENKINS, HENRY
Cultura de Convergência
QUALMAN, ERIK (2010)
Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença
KOTLER, Philip
Marketing 3.0
Bibioteca Online das Ciências da Comunicação
bocc.ubi.pt
Obercom – Observatório da Comunicação
obercom.pt
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