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Marketing Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: CS30027    Sigla: MC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 43 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Marta Alves   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao conceito.
- Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura, políticas públicas, criadores, instituições, intermediários e públicos.
- Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos (marketing aplicado ao setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
- Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural: para as empresas e para os públicos.
- Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das estratégias de marketing cultural em função dos resultados esperados.

Conteúdos programáticos

1. definição de marketing cultural e conceitos correlatos
2. o conceito de cultura no contexto da teoria social
3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
- economia da cultura
- políticas públicas
- criadores
- instituições
- intermediários
- públicos
4. As práticas do Marketing Cultural.
- os objetivos para a empresa ou instituição
- o processo privado de decisão do investimento
- a associação da marca às atividades culturais
- o ambiente político-legal
5. Estudos de caso.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos seguem a mesma organização dos objetivos definidos. Os tópicos 1 e 2 dos conteúdos procuram dar resposta ao primeiro objetivo e os restantes três aos outros objetivos apontados.

Metodologias de ensino

As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate coletivo sobre essas questões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considera-se que metodologia expositiva seguida da participação dos estudantes na análise de documentos e casos práticos, sempre orientada pela docente, contribuirá para o desenvolvimento das competências identificadas nos objetivos. O estudante terá a oportunidade de conhecer o pensamento teórico sobre os temas em análise e aprofundar a sua compreensão pela identificação e questões e obtenção de respostas e através da observação da sua aplicação em casos concretos.

Metodologia e provas de avaliação

1. Três trabalhos de grupo [60%]
reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos culturais e artísticos.

2. Teste de avaliação [40%]

Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail ou outros meios eletrónicos.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na sua classificação final.

Aos trabalhos que recorram a plágio, integral ou parcial, será atribuída a classificação de 0 valores.

Regime de assiduidade

Participação dos estudantes regulares
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise assim como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Participação dos trabalhadores-estudantes
Cada caso deverá ser negociado com a docente durante os primeiros 15 dias após o início das aulas.

Bibliografia

AAVV ( s/d [várias]), A Indústria da Cultura, Lisboa: Meridiano.
AAVV (2003) Públicos da Cultura: Atas do Encontro Organizado pelo Observatório das Atividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa: OAC.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]), Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
BRETON, Philippe; PROULX, Serge (1997), A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio.
COLBERT, François (1993), Le Marketing dês Artes et de la Culture, Quebec : Gaeten Morin Éditeur.
DURING, Simon (ed.) (1999 [1993]), The Cultural Studies Reader, Londres: Routledge.
EAGLETON, Terry (2003 [2000]), A Ideia de Cultura, Lisboa: Temas e Debates.
HARTLEY, John (2004 [2002]), Comunicação, Estudos Culturais e Media: Conceitos-Chave, Lisboa: Quimera.
HESMONDHALGH, David (2002), The Culture Industries, Londres: Sage.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle (1997), História das Teorias da Comunicação, Porto: Campo das Letras.
MELO, Alexandre (2002), O que é - Arte, Lisboa: Quimera.
MENDES, José Vieira (1991) Marketing, Patrocínio e Mecenato, Lisboa: Texto Editora.
MIÈGE, Bernard (1989), The Capitalization of Cultural Production, Nova Iorque: International General.
REIS, Ana Carla Fonseca (2003), Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e prática em um estudo internacional comparado, São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
REISS, Alvin H. (1997), Don’t Just Applaud – Send Money: The Most Successful Strategies for Funding and Marketing the Arts, New York: TCG.
STEINER, George (1992), No Castelo do Barba Azul: Algumas notas para a redefinição da cultura, Lisboa: Relógio d’Água.
VILAR, Emílio (2006), O que é – Imagem da Organização, Lisboa: Quimera.




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Página gerada em: 2024-04-26 às 20:11:25 Última actualização: 2010-07-19