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Organização de Dados e Análise Estatística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
DESP10 |
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Sigla: |
ODAE |
Áreas Científicas: |
Matemática |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Identifica, recolhe e seleciona informação analisando criticamente a credibilidade das fontes.
– Conhece e aplica ferramentas estatísticas na análise e resolução de problemas da realidade.
– Compreende e reflete criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo mobilizando ferramentas estatísticas.
– Recolhe, seleciona e analisa dados para desenvolver um projeto, programando as etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
– Interpreta e analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas ponderando riscos e benefícios e usando, se adequado, recursos tecnológicos.
– Utiliza ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados.
Conteúdos programáticos
Estatística
- Generalidades
- Organização e interpretação de caracteres estatísticos
- Medidas de localização e dispersão.
- Distribuições bidimensionais
- Diagrama de dispersão, Coeficiente de correlação e Reta de regressão
- Tabelas de contingência, teste de independência do Qui-Quadrado e medidas de associação e correlação
Probabilidade
- Generalidades
- Variáveis aleatórias: discretas e contínuas
- Modelos de probabilidade: modelo binomial e modelo normal.
Introdução à Inferência Estatística
- Generalidades
- Introdução à teoria da amostragem
- Noção de estimação: estimação pontual e por intervalos
- Estimação do valor médio e da proporção
Testes de ajustamento não paramétrico: testes de normalidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Atualmente a estatística aplica-se a todos os campos do conhecimento, sendo necessária para ler, interpretar e transmitir informação. É fundamental que um profissional do desporto desenvolva a capacidade de ler e interpretar criticamente estudos que incluam metodologias quantitativas que contribuam para a sua atualização e desenvolvimento profissional. A necessidade de desenvolver competências ao nível da conceção de um estudo estatístico, quer no que respeita à recolha de dados, quer no que respeita à sua adequada interpretação, justifica-se, ainda, pela importância do desenvolvimento de uma postura investigativa, enquanto profissional.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo. As aulas serão organizadas tendo em conta a leitura, discussão e análise de textos, a resolução e discussão de problemas, o uso de ferramentas computacionais na organização e tratamento de dados (nomeadamente o Excel e o SPSS) e a realização de atividades de preparação para a conceção de um projeto.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação da preparação e apresentação do projeto e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas relevantes, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade.
Metodologia e provas de avaliação
Espera-se que cada estudante: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 2/3 das aulas; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Será tida em conta: A participação dos estudantes nas aulas (10%); a realização de dois testes escritos (45% cada um).
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua realizarão um exame final.
Regime de assiduidade
Avaliação contínua: parcipação nas atividades realizadas em, pelo menos, 2/3 das aulas.
Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com cada docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.
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