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Desportos de Natureza para Populações Especiais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: DN09    Sigla: DNPE
Áreas Científicas: Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 27 Plano de estudos 2016_17 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Luís Filipe Moutinho Leitão   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características das populações especiais em função do tipo de incapacidade ou deficiência que apresentam.

Compreender a importância da atividade física e desportiva nas populações com características especiais enquanto meio privilegiado de promoção da saúde e da aptidão física, do bem-estar psíquico e emocional e da integração social.

Demonstrar o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos na área da atividade física e do desporto adaptado.

Conteúdos programáticos

1. Desportos de Natureza, Atividade Física e Exercício Físico
2. Desportos de Natureza para crianças, jovens, idosos e condições específicas de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, obesidade)
3. O conceito de Atividade Física Adaptada e sua articulação com outras áreas de conhecimento.
4. Domínios do comportamento e noção de desenvolvimento “atípico”. Os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Tipos de deficiência: física. sensorial, motora, intelectual e condição de multideficiência.
5. Breve evolução histórica da atividade física adaptada (AFA), principais objetivos e diferentes formas de encarar o indivíduo deficiente ao longo do tempo.
6. Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas: modelo médico versus modelo social. Modelo ecológico: Formas e condições para a integração. O conceito de inclusão.
7. Desportos de Natureza para pessoas com deficiência.


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Página gerada em: 2022-05-24 às 17:41:37 Última actualização: 2010-07-19