|
Atualidade nos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
CS100007 |
|
Sigla: |
AM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:
- Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
- Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
- Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
- Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidade dos acontecimentos
- Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
- Reconhecer as especificidades da linguagem jornalística
- Utilizar técnicas básicas para a escrita jornalística
Conteúdos programáticos
1. A agenda noticiosa
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
Rotinas profissionais dos jornalistas
A relação entre as agendas política, pública e mediática
Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
Jornalistas e fontes de informação
Os tipos de acontecimentos
2. A linguagem jornalística
A notícia como narrativa
Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
A polémica da objetividade no jornalismo
Informação vs. Opinião
Enquadramento noticioso
Hard news e soft news
3. A escrita jornalística
Elementos básicos da notícia: lead, técnica da pirâmide invertida, título.
Busca de dados e informações
Exercícios de produção de notícias.
Metodologias de ensino
A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
Metodologia e provas de avaliação
O modo de avaliação inclui:
Teste de avaliação de conhecimentos (40%)
Exercícios em sala de aula (20%)
Redação de notícias (40%).
|
|