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Relações Públicas e Publicidade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
OP00030 |
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Sigla: |
RPP |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Qualquer estudante que almeje desenvolver, no futuro, uma profissão relacionada com os domínios das Relações Públicas (RP) e/ou da Publicidade (PUB) deve ser capaz de dominar os respetivos conceitos fundamentais, bem como conhecer e utilizar minimamente ferramentas básicas nestes dois domínios. Na atualidade, já não são só as empresas quem procura implementar estes dois domínios da comunicação. São cada vez em maior número e diversidade as organizações que se servem dos profissionais nestes domínios para atingir os seus objectivos.
Desta forma, é fundamental adoptar a ótica do empresário ou do gestor da organização enquadrando os benefícios que o uso das RP e da PUB podem trazer para a entidade, os seus trabalhadores e consumidores, bem como para a comunidade e região em que se insere.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para aprofundar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a integração futura do estudante em contexto laboral. Pretende igualmente munir os estudante dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas em RP e PUB.
No caso das RP, pretende fundamentalmente, dotar os estudante dos conhecimentos e competências básicas para o exercício da profissão de técnico de Relações Públicas (RP) nas mais variadas circunstâncias e instituições, embora se privilegie o contexto empresarial. Esta unidade curricular dirige-se apenas àqueles que tenham apetência por este campo da comunicação empresarial e pretendam vir a exercê-la como técnico de RP ou Assessor de Imprensa. Já no caso da PUB, pretende-se que o estudante aprenda a lidar com os códigos específicos da linguagem publicitária conhecendo a organização dos seus agentes, técnicas básicas e aplicabilidade.
No global pretende-se que o estudante conheça as técnicas de actuação relativamente a diferentes públicos e situações perspectivando a sua aplicação, incluindo as novas tecnologias, dominando os instrumentos e meios de comunicação em RP e PUB num ambiente multicultural, para além de ser capaz de definir, aplicar e avaliar um plano de RP e PUB, exercendo a criatividade e adaptando-se constantemente à mudança.
Esta UC oferecida pelo Departamento CCL faz parte do Plano de Estudos do 2º ano do Curso de Comunicação Social.
Conteúdos programáticos
• Introdução
.1. Objectivos da uc, metodologia e sistema de avaliação
.2. Processo de comunicação
.3. A comunicação integrada de marketing e no mix de comunicação
• Relações Públicas
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos
.3. Públicos e Tipos de Comunicação
.4. Atividades e instrumentos
Mailing lists e bases de dados
Comunicados de imprensa
Recorte e clipping
Organização de eventos
.5. Assessoria de imprensa
.6. O Plano de Relações Públicas
• Publicidade
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos e alvos
.3. As Agências e outras organizações na atividade publicitária
.4. Estratégias e criação publicitária
Briefing
Plano de Trabalho Criativo (Copy Strategy)
A mensagem publicitária
.5. Os mass media
Os suportes e os media
Planeamento de media
• Conclusão
.1. Limites éticos e legais da atividade de RP e Publicidade
Palavras Chave
Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas
Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade
Ciências sociais > Ciências da comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
À excepção dos tópicos introdutórios, conclusivos e comuns às duas disciplinas de comunicação, as diferentes temáticas a abordar serão organizadas sequencialmente articulando-as nas sessões letivas semanais em dois momentos: 1º momento será dedicado à Introdução às Relações Públicas e o 2º dedicado à Introdução à Publicidade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos bem como em exercícios a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta e hands on com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo relatórios; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente. Destaque para o trabalho de grupo a definir em moldes próprios.
Metodologias de ensino
Avaliação distribuída sem exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
A) Um trabalho de grupo – 40% da nota;
B) Um elemento de avaliação individual – 40% da nota;
C) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa, de cariz individual e em grupo – 20% da nota.
Nota mínima de 6 valores para qualquer dos elementos de avaliação.
A realização e entrega dos trabalhos obedece a calendário próprio.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados na nota de cada trabalho de grupo. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente.
Metodologia e provas de avaliação
Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%), em que: A corresponde a 1 trabalho de grupo; B corresponde a 1 elemento de avaliação individual; C corresponde a presença e participação nas aulas e Moodle. No caso dos alunos abrangido por estatutos, a fórmula corresponde a: nota final = (A*50%)+(B*50%), em que: A corresponde a 1 trabalho de grupo; B corresponde a 1 elemento de avaliação individual.
O trabalho de grupo corresponde à elaboração, implementação e avaliação de um plano de comunicação no contexto de um evento interno.
As instruções relativas aos trabalhos de grupo a desenvolver são fornecidas nas sessões presenciais e através do moodle.
Regime de assiduidade
Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões letivas em sala de aula deem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia Principal
Cabrero, José Daniel Barqueiro; Cabrero, Mario Barquero;O livro de ouro das Relações Públicas, Porto Editora, 2001 |
Brochand, Bernard; Lendrevie, Jacques; Rodrigues, Joaquim Vicente; Dionísio, Pedro;Publicitor, Porto Editora, 2001 (ou a versão mais recente) |
Bibliografia Complementar
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE. |
Lendrevie, Jacques; Lindon, Denis; Dionísio, Pedro; Rodrigues Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2004 (ou a versão mais recente) |
Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ips.pt/1617/course/view.php?id=543
Observações
O Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.
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