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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 2S
Código: |
LGP10005 |
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Sigla: |
LPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
24 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
59 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.
Conteúdos programáticos
1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados
2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos
3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.
Metodologias de ensino
• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.
Aplicação de práticas de Ensino a Distância
Plataformas a utilizar nas atividades letivas:
- Zoom Colibri
- Moodle
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.
Metodologia e provas de avaliação
• Participação nas aulas e realização das atividades propostas (10%)
• Resumo (a pares) – 30%
• Exposição oral (em grupo) – 30%
• Artigo de opinião (individual) – 30%
Regime de assiduidade
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores devem informar a/o docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Bibliografia
Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=vop&page=info
Observações
Devido ao surto de COVID-19, passaram a ser aplicadas atividades de Ensino a Distância (EaD) através do uso das plataformas Moodle e Zoom.
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