|
História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
CS200011 |
|
Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os grandes momentos da História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua complexidade e correlação; Saber relacionar as diferentes dimensões espáciotemporais inerentes ao período contemporâneo e compreendêlas numa perspetiva simultaneamente sincrónica e diacrónica; Identificar os principais atores políticos do Portugal contemporâneo analisando criticamente a sua ação. Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro. Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica. Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual, por forma a que o estudante revele conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico; distinga os discursos do senso comum e da ciência histórica.
Conteúdos programáticos
I PARTE O LIBERALISMO 1. A revolução liberal. II PARTE A REPÚBLICA 1. O novo regime político republicano 1.1 Estado laico e a questão religiosa. 2. A República e os movimentos sociais. 3. O sidonismo 3.1. Elementos de modernidade do sidonismo III PARTE O ESTADO NOVO 1. A crise do regime republicano e o contexto internacional 1.1.Uma nova geografia europeia no pósguerra. 1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo. 2. A consolidação do regime 3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50. 4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo. 5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo. 6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo 7. A política educativa do Estado Novo
IV PARTE GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração regional e mundial, dos seus valores e do seu devir, constituem aspetos fundamentais da construção e afirmação de identidade, para o que a História, enquanto disciplina, pode e deve contribuir. A formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção é reforçada pela forma como se encara aqui o contributo da História Contemporânea. Com estes conteúdos programáticos pretendese ainda que o/a estudante se aproprie de “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal.
Metodologias de ensino
Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário. Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados. Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico. Elaboração de trabalhos individuais escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo ou um pequeno trabalho monográfico. Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos. Realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias. - Realização de visita(s) de estudo e elaboração de um pequeno relatório sobre as temáticas abordadas.
O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma presencial, recorrendose no entanto ao mail e à plataforma Moodle. Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação; 3) Relatório sobre a visita de estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino pretendem confrontar os estudantes com o saber histórico pela leitura e análise de trabalhos de investigação histórica produzidas por investigadores da História Contemporânea no sentido de se apropriarem de aspetos teóricos fundamentais desta área do saber. O incentivo para a realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias, preferencialmente relacionadas com a história local, assume grande relevância no conjunto dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A apropriação dos métodos próprios da investigação histórica constitui um momento de grande relevância vivenciado no percurso deste processo de trabalho. As sessões de tutoria desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação; 3) Relatório sobre a visita de estudo
Regime de assiduidade
Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
52,5 |
|
|
Total: |
52,5 |
Bibliografia
Bibliografia Geral
- BARRETO, António, MÓNICA, Maria Filomena (Coord.), Dicionário de História de Portugal, Ed. Figueirinhas, Porto, 2000 *
- CEREZALES, Diego Palácios, Portugal à coronhada. Protesto popular e ordem pública nos séculos XIX e XX, Lisboa, Tinta da China, 2011 *
- LÉONARD, Yves, História do Portugal Contemporâneo. De 1890 aos Nossos Dias, Lisboa, Objectiva, 2017
- MARQUES, A.H. de Oliveira, SERRÃO, Joel, Nova História de Portugal, vols. X, XI e XII, Editorial Presença, Lisboa, 1992 *
- MATTOSO, José (coord.), História de Portugal, vols. 5, 6, 7, Círculo de Leitores, Lisboa, 1994*
- NEVES, José (coord.), Como se faz um povo: ensaios em história contemporânea de Portugal, Lisboa, Tinta-da-China, 2010
- NEVES, José, DOMINGOS, Nuno (coord.), Uma história do desporto em Portugal, Vila do Conde, QuidNovi, 2011 *
- RAMOS, Rui, SOUSA, Bernardo Vasconcelos e, MONTEIRO, Nuno (coord.), História de Portugal, Esfera dos Livros, 2012 *
- REIS, António (coord.), Portugal Contemporâneo, Ed. Alfa, 1998 *
- ROSAS, Fernando, BRITO, J. M. Brandão de (coord.), Dicionário de História do Estado Novo, vol. I e II, Ed. Bertrand, Lisboa, 1996/1997
- ROSAS, Fernando, ROLLO, Maria Fernanda (org.), História da Primeira República em Portugal, Lisboa, Tinta da China, 2009 *
- ROSAS, Fernando, Pensamento e acção política : Portugal século XX (1890-1976): ensaio histórico, Lisboa ,Editorial Notícias, 2004 *
- SARDICA, José Miguel, O Século XX Português, Lisboa, Texto, 2011
|
|