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Ciberculturas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: CS200017    Sigla: CIBC
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 40 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Marta Alves   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
-identificar a génese do conceito, as suas aplicações contemporâneas e outros conceitos correlatos;
- reconhecer os conceitos-chave e os modelos teóricos que se lhe associam, assim como os seus contextos de criação e aplicação;
- compreender a complexidade da sua definição face aos múltiplos posicionamentos que convoca;
-compreender as dinâmicas económicas, políticas e culturais associadas ao mesmo.
- adotar uma postura informada e crítica perante os debates acerca do tema.

Conteúdos programáticos

1. Cibercultura
1.1. A proto-história da cibercultura
1.2. O ciberespaço como fundador da cibercultura.
1.3. Duas perspetivas sobre o tema: Os “apocalípticos” e os “Integrados” (segundo a terminologia de Umberto Eco)
1.4. O fim anunciado da comunicação de massas
1.5. O binómio orgânico/mecânico
1.6. A reorganização do território
2. Cibercultura 2.0
2.1. A Web 2.0 e os meios participativos
2.2. A Teoria da Cauda Longa, o Webcasting e Hiperdistribuição
2.3. O trabalho colaborativo
2.4. As mutações culturais e artísticas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos previstos ajustam-se aos objetivos no pressuposto de que se pretende dar aos estudantes uma perspetiva atualizada e crítica acerca da cibercultura e dos diferentes posicionamentos teóricos sobre o mesmo tema. Os conteúdos programáticos previstos permitem uma visão transversal e histórica do fenómeno, assim como a análise da situação contemporânea nacional e internacional e os principais temas e problemas que se lhe associam.

Metodologias de ensino

As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate coletivo sobre essas questões.

Devido às medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus e às disposições emanadas do Governo com vista a regulamentar e operacionalizar o Estado de Emergência decretado em Portugal
serão realizadas sessões tutoriais com grupos de trabalho pré-definidos e sessões plenárias, a decorrer a distância em período síncrono com o horário presencial pré-definido (excepcionalmente, por conveniência dos participantes, podem ser agendados outros dias e horários). Todas a atividades e exercícios terão por base textos (scripto, visuais, sonoros ou audiovisuais) previamente indicados ou disponibilizados aos estudantes e visam a sua análise e discussão.
Os dispositivos online a utilizar serão os seguintes:
Grupo privado do Facebook (GPF) da disciplina (criado no início do semestre como complemento à atividade presencial), destinado à partilha de documentos, reunião e discussão.
Zoom, Skype, Whatsapp para realização de aulas e reuniões de tutoria com grupos de trabalho, síncronas com o horário das aulas presenciais (outros dias e horários podem ser definidos se se entender necessário).
E-mail e Messenger para contactos individualizados.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Considera-se que metodologia expositiva seguida da participação dos estudantes na análise de documentos e casos práticos, sempre orientada pela docente, contribuirá para o desenvolvimento das competências identificadas nos objetivos. O estudante terá a oportunidade de conhecer o pensamento teórico sobre os temas em análise e aprofundar a sua compreensão pela identificação e questões e obtenção de respostas e através da observação da sua aplicação em casos concretos.

Metodologia e provas de avaliação

1. Um trabalho de grupo (apresentação oral e escrita) [60%]
Redação de um ensaio sobre um conceito relevante no âmbito da área científica da cibercultura.
2. Teste de avaliação [40%]
Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes, explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Devido às medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus e às disposições emanadas do Governo com vista a regulamentar e operacionalizar o Estado de Emergência decretado em Portugal
a anterior proposta de avaliação foi alterada, propondo-se uma nova considerada mais adequada à situação:

1. Trabalho de grupo (2/3 elementos): ensaio breve (até 10 páginas) sobre um tópico que interligue as temáticas da cibercultura com o novo coronavírus (SARS-COV-2) ou a covid-19. [70% classificação final 60% produto + 10% participação reuniões tutoria]
2. Trabalho de grupo (2/3 elementos): Exercícios intercalares solicitados em aula e realizados em grupo. [30% classificação final]

Regime de assiduidade

Não se aplica

Bibliografia

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Opções
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