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Estágio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: CS30029    Sigla: EST
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 28 Plano de Estudos a partir de 2014 10,0 120 270,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 8,00
Alcina Dourado   4,00
Marta Alves   1,33
Ricardo Nunes   2,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
• Intervém de forma eficiente e organizada.
• Trabalha de forma autónoma.
• Auto­-regula o seu desempenho lidando com a incerteza.

Conteúdos programáticos

• Princípios orientadores para a realização do estágio;
• Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
• Os papéis e funções do estagiário;
• Natureza das instituições;
• Orientação para a elaboração de relatórios.
Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle da ESE.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Este estágio curricular tem a duração de 1 mês a tempo inteiro e perspetiva­-se numa pedagogia de
ensino em alternância escola ­ vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
­ Espera-­se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
o relatório de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado

Metodologias de ensino

Avaliação distribuída com exame final

NOTA: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho, centrada em aulas expositivas e recurso à plataforma Moodle, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância: Zoom. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho.

Metodologia e provas de avaliação

Aulas expositivas e active learning
Elaboração de relatório de estágio
Exame (apenas para reformulação do relatório apresentado perante o júri)

Regime de assiduidade

Obrigatório

Bibliografia

Bibliografia:

Ceia, Carlos (2008) Normas para apresentação de trabalhos científicos, Editorial Presença

Correia, João (1998).Algumas reflexões sobre a importância da formação universitária dos jornalistas. Acesso
em Junho de 2000.Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/correia­joao­formacao­universitaria­jornalistas.pdf

Dourado, Alcina e Nunes, Ricardo(2010).Regulamento de Estágios Curriculares – Curso de Comunicação
Social, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Setúbal

Fernandes, Luciana (2007).Da universidade às redacções : caminhos para um melhor ensino superior público
de jornalismo. Acesso em Novembro de 2007. Disponível em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6426/3/MARINHO_2007_integracao_profissional.pdf

Mesquita, Mário e Ponte, Cristina (1997).Situação do Ensino e da Formação Profissional na área do Jornalismo.
Acesso em Novembro de 1998. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=mesquita­marioponte­cristina­Cursos­Com1.html

Vercic, D., Verhoeven, P., & Zerfass, A. (2014). Key issues of public relations of Europe: Findings from the European Communication Monitor 2007-2014 (Temas clave de las relaciones públicas en Europa: Resultados del European Communication Monitor 2007-2014). Revista Internacional De Relaciones Publicas, 4(8), 5-26. Disponível em: http://www.cmgt.uni-leipzig.de/fileadmin/downloads/Publications/publication_pdf/2014-Vercic-Verhoeven-Zerfass-Key_issues_of_PR_of_Europe.pdf

Zerfass, A., & Oliveira, E. (2014). Estudo comparado do estado da comunicação estratégica em Portugal e na Europa European Communication Monitor 2013. In M. Martins & J. Veríssimo (Eds.). Comunicação Global, Cultura e Tecnologia (pp. 949-959). Lisbon: SOPCOM. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/viewFile/4124/3794

Zerfass, A., Verhoeven, P., Moreno, A., Tench,R., & Verčič , D. (2016). European Communication Monitor 2016. Exploring trends in big data, stakeholder engagement and strategic communication. Results of a survey in 43 Countries. Brussels: EACD/EUPRERA, Quadriga Media Berlin. Disponível em: http://www.zerfass.de/ECM-WEBSITE/media/ECM2016-Results-ChartVersion.pdf

Observações

O programa desta uc é reforçado pelo Regulamento de Estágio (apresentado à CC do Depto. CCL de 20.02.2018) no qual se inscrevem informações de natureza prática e normativa sobre o funcionamento da mesma.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 01:29:05 Última actualização: 2010-07-19