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Contextos Multiculturais e Educação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
EDB10045 |
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Sigla: |
CME |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
61 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender a complexidade holística do Homem no quadro da sua diversidade cultural.
- Desenvolver uma visão fundamentada, reflexiva e crítica sobre as problemáticas da Multiculturalidade, Educação e Pedagogia, bem como sobre a sua evolução.
- Dominar uma cultura histórica na área da Educação e, em particular, da Educação em Portugal, que lhe permita situar-se criticamente na profissão docente.
- Conhecer os processos formais e informais de ensino/ aprendizagem em diferentes contextos de diversidade sócio-cultural.
- Aplicar metodologias e técnicas de investigação próprias das ciências sociais, para um entendimento da heterogeneidade da interacção social e cultural.
Conteúdos programáticos
O Conceito de Educação
O fenómeno educativo – características e diferenças em relação a outros fenómenos sociais.
Breve História da Pedagogia
Factos, contextos, políticas e pensadores/ correntes de saber que marcaram a Educação na Europa e no Mundo.
A Educação em Portugal
Evolução histórica das políticas e práticas educativas em Portugal nos séculos XX e XXI: A I República; o Estado Novo; o Marcelismo e a Reforma Veiga Simão; o 25 de Abril e o período pós revolucionário; a estabilização da Democracia. A actualidade: a defesa da escola pública.
O Sistema Educativo Português actual e as instituições educativas
A organização da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo.
Noções básicas sobre Autonomia, Redes, Territórios Educativos e Agrupamentos de Escolas.
As sociedades multiculturais na era da Globalização e os processos político-culturais de homogeneização, acantonamento e balcanização
Imigração, etnicidade e nacionalismo: a questão étnica nos conflitos regionais.
Identidades étnico-culturais e coesão nacional: unidade vs diversidade.
As culturas periféricas, invisíveis e do silêncio.
O imperativo demográfico e a literacia multicultural.
A crescente heterogeneidade étnico-cultural na sociedade portuguesa
Diversidade étnico-cultural e linguística. As minorias nacionais autóctones e os imigrantes.
As culturas em contacto e a hibridação cultural; o conceito de ‘raça’ como construção social; dos fenómenos de etnocentrismo, xenofobia e discriminação à interacção comunicativa inter/multicultural.
As etno-culturas no sistema educativo: a demografia escolar da diversidade
As políticas multiculturais na Educação, a(s) Reforma(s) Educativa(s) e o triunfo do “daltonismo cultural” mitigado.
Sinergias na colaboração escola-famílias-comunidade em contextos multiculturais. O capital cultural e social dos alunos, suas famílias e comunidades. Os mediadores sócio-culturais e a necessidade de “atravessar fronteiras”: o seu papel no combate ao absentismo, abandono, insucesso escolar e na construção de identidades étnico-culturais.
Diferentes abordagens em Educação inter/multicultural. A abordagem holística: etnicidade/ nacionalidade/ língua/ género/ classe social/ religião.
Avaliação crítica das políticas de educação para a inclusão e das teorias e práticas de educação inter/multicultural.
Educação, Multiculturalidade e (re)contextualização curricular
A Educação inter/multicultural e as práticas pedagógicas das escolas públicas do ensino básico (ênfase no 1º e 2º ciclos).
(Re)contextualização de saberes e práticas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Num mundo interdependente e multicultural, espera-se que os estudantes assumam uma perspectiva inter/transdisciplinar para conseguirem uma visão holística da realidade. Os novos educadores/professores têm que adquirir um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar as novas realidades sociais e culturais globalizadas.
Portugal vem passando por uma transformação na sua heterogeneidade étnico-cultural, particularmente nas áreas metropolitanas marcadas pela imigração.
A escola é das instituições públicas onde essas mudanças se refletem de forma mais visível: estamos perante uma demografia da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade, e as situações que dela emergem, é uma realidade que os professores terão de enfrentar no futuro.
Um conhecimento aprofundado dos contextos históricos de ruptura educacional é condição para uma profissionalidade crítica nos modernos tempos de complexidade e de interacção inter/multicultural.
Metodologias de ensino
Espera-se uma participação ativa dos estudantes no desenrolar de todas atividades (letivas e não letivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas. A Plataforma Moodle será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as atividades da UC.
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas pelas docentes através de aulas teóricas e teórico-práticas com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:
- Leitura, comentário e debate de textos de referência e da imprensa escrita.
- Realização de trabalhos práticos individuais, a pares e em pequeno grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Os estudantes devem proceder à leitura, análise e resumo crítico de artigos centrados nas problemáticas educativa e/ou inter/multicultural.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares.
Metodologia e provas de avaliação
Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final dos estudantes terá em conta os seguintes parâmetros: (i) participação pertinente nas atividades propostas pelas docentes (20%); Teste com consulta (40%); Trabalho final (grupo) (40%) .
- Considera-se aprovado na avaliação contínua o/a estudante que apresente uma classificação final igual ou superior a 10 valores e que, cumulativamente, tenha obtido em cada produto de avaliação uma classificação superior a 8 valores.
Os/as trabalhadores-estudantes devem contactar as docentes nas duas primeiras semanas de aulas de modo a se poder identificar/negociar a avaliação.
Regime de assiduidade
Aconselha-se a consulta do Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal
https://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=30328
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