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Produção e Promoção Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: OP00037    Sigla: PPC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 10 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Planear estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.

Conteúdos programáticos

Módulo I: O Setor Cultural em Portugal

Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural

Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais

Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais


Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Trabalho individual ou em dupla (análise de projeto ou equipamento cultural): 40%
b) Trabalho em grupo (planeamento, promoção e realização de evento cultural): 40%
c) Participação e exercícios em sala de aula: 20%

A avaliação também pode ser feita por exame.


Bibliografia

AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa
no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das
Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de
novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Azevedo, N, (2007). Politicas Culturais, Turismo e Desenvolvimento Local na Área
Metropolitana do Porto. Porto: Edições Afrontamento.
Bourdieu, P. (1993). The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. Nova
Iorque: Columbia University Press.
Gonçalves, G. & Martins, T. (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros
Labcom.
Mendes, C. (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa:
Inatel.
Pais, J. M. P. (org); Santos, M. L. (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas.
Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Silva, D. S. (2012). Jornalismo Cultural – Tendências e desafios no contexto das indústrias
culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.
Vargas, C. (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 18:48:51 Última actualização: 2010-07-19