|  | Desportos de Natureza para Populações EspeciaisInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | DN09 |  | Sigla: | DNPE |  
| Áreas Científicas: | Desporto |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)•	Sensibilizar os estudantes para a importância do contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente em termos da preservação da natureza e dos benefícios para populações especiais que decorrem da prática destas atividades físicas.
•	Compreender a importância da atividade física e desportiva nas populações com características especiais enquanto meio privilegiado de promoção da saúde e da aptidão física, do bem-estar psíquico e emocional e da integração social.
 •	Conhecer as populações especiais em função das suas características específicas, tipo de incapacidade ou deficiência.
 •	Contribuir para que o Técnico Superior de Desporto de Natureza tenha um conhecimento adequado à intervenção técnico-pedagógica no âmbito dos desportos de natureza de forma a desenvolver programas de atividade física significativos para populações especificas.
 •	Habilitar os estudantes com conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam planificar, organizar, desenvolver e avaliar atividades de desportos de natureza com populações especiais.
 •	Demonstrar o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos de desportos de natureza para populações especiais.
 Conteúdos programáticos1.	Desportos de Natureza, Atividade Física e Exercício Físico
1.1 Terminologia, definição e conceitos
 1.2. O conceito de Atividade Física Adaptada e sua articulação com outras áreas de conhecimento
 
 2.	Desportos de Natureza para crianças, jovens, idosos e condições especificas de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, obesidade)
 2.1	Desportos de Natureza e crianças
 2.2	Desportos de Natureza e jovens
 2.3	Desportos de Natureza e idosos
 2.4	Desportos de Natureza e as doenças crónicas
 
 3.	Desportos de Natureza e Atividade Física Adaptada
 3.1 Domínios do comportamento e noção de desenvolvimento “atípico”
 3.2 Os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem
 3.3 A Classificação Internacional de Funcionalidade
 3.4 Breve evolução histórica da atividade física adaptada, principais objetivos e diferentes formas de encarar o indivíduo deficiente ao longo do tempo
 3.5 Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas: modelo médico versus modelo social; modelo ecológico (formas e condições para a integração); conceito de inclusão.
 3.6 Desportos de Natureza para pessoas com deficiência.
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCA abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas serão destinadas aos conteúdos programáticos definidos e desenvolver-se-ão essencialmente de modo expositivo. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Metodologias de ensinoA UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Será prestado apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais. Na avaliação, o teste escrito visa validar a aquisição de conhecimentos teóricos. A realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido, orientado para a validação. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA UC de “desportos de Natureza para Populações Especiais” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos e fatores fundamentais e determinantes para a interpertação dos desportos de natureza como forma benefica de melhorar a saude e qualidade de vida e de um melhor desenvolvimento humano nas diversas populações especiais, conhecimento indispensável para o futuro de profissionais ligados ao Desporto, diariamente confrontados com esta problemática. Metodologia e provas de avaliaçãoComponente I - Avaliação do Processo (40%).
- Realização de trabalhos em grupo (práticos/aplicados) sobre programas de desportos de natureza em populações especiais (35%);
 -Assiduidade/participação (5%);
 
 Componente II - Avaliação do Produto (60%).
 - Teste escrito (30%)
 - Trabalho individual com uma apresentação oral (30%).
 
 O somatório das componentes I e II definirá a classificação para a atribuição da nota final da UC. Em ambas as componentes o aluno deverá obter uma classificação superior a 7,5 valores. Caso não obtenha essa classificação, o aluno reprovará à avaliação contínua.
 Regime de assiduidadeDe forma a poderem ser avaliados no processo de avaliação continua, os estudantes devem:
- estar presentes em pelo menos 75% das aulas e participar na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
 - ler os textos de apoio e estar preparado para analisar e discutir os temas apresentados.
 
 
 Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |  
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 |  |  
|  | Total: | 0 |  BibliografiaAmerican College of Sports Medicine (2003). ACSM’s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (2nd Ed.).Champaign: Human Kinetics.
 American College of Sports Medicine (2014). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. (9th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
 
 American College of Sports Medicine (2014). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. (4th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
 
 American College of Sports Medicine (2014). Resources for the personal trainer (4th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
 
 Fonseca, V. (2005). Temas de Psicomotricidade - 6. Léxico. Lisboa: Edições FMH.
 
 Franco, A.L. (2004). Actividades Físico-Deportivas con Colectivos Especiales: Propuesta práctica. Sevilla: Editorial Wanceulen S.L.
 
 Garel, J. P. (2007). Educación Física y Discapacidades Motrices. Barcelona: Inde Publicaciones.
 
 Hérnandez, M.R. & Blanco, A.R. (2006). El Juego y los Alumnos com Discapacidad. Barcelona: Editorial Paidotribo.
 
 Moniz Pereira, L. (1984). Evolução do estatuto do deficiente na Sociedade, in Horizonte, vol.1, nº2, Nov./Dez., pg. 132-135.
 
 Moniz Pereira, L; Simões, C.; Espadinha, C. (2011). Introdução à integração social e reabilitação. C. Quebrada: Edições FMH.
 
 Pereira, L.M. & Simões, C. (2005). Atitudes Face à Diferença: Temas de integração social e reabilitação. Lisboa: Edições FMH.
 
 Sherril, C. (2005). Adapted physical activity, recreation and sport: cross-disciplinary and lifespan (6th edition). New York: McGraw-Hill.
 
 WHO (2001). ICF: International Classification of Functioning and Disability. Geneva: WHO.
 
 Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics.
 
 ObservaçõesOs critérios de avaliação poderão vir a ser alterados em função das limitações impostas pela situação pandémica e pela aplicação dos planos de confinamento que venham a ser adotados. |  |