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Língua Estrangeira: Inglês (C1)

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: OP00026    Sigla: LEIC1
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 7 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Elisabete Cristina Simões LopesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Elisabete Lopes   4,00

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este programa tem como base as indicações relativas ao nível C1, de utilizador avançado, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tem-se em atenção os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender um vasto número de textos longos e complexos, e reconhecer o respetivo significado implícito.
- Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar palavras ou expressões adequadas.
- Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (incluindo cartas) sobre assuntos complexos, mostrando domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Conteúdos programáticos

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes, e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem desenvolvidos até ao nível B1, de utilizador independente, do QECR.
Temas: comunicação social; férias e viagens; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; atividades quotidianas; assuntos sociais; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.
Os conteúdos programáticos (temas e tarefas) serão enriquecidos, atualizados e adaptados ao formato online de modo a dar uma resposta eficaz ao modelo de ensino à distância.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino:
A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.

Plano de contingência COVID-19 (em vigor a partir de 26 de março)

Em consonância com o modelo de ensino à distância, iremos adotar as metodologias e estratégias de ensino apoiadas na plataforma Moodle articulada com o Microsoft Teams e o Zoom, que compreendem atividades síncronas e assíncronas:
- Atividades disponibilizadas na plataforma Moodle (Fóruns, fichas de trabalho, textos e artigos);
- Esclarecimento de dúvidas e apoio aos alunos através do separador “Conversations” do Microsoft Teams
-Vídeo aulas através do Zoom (efetuar pontos de situação, introdução de novos tópicos de discussão, esclarecimento de dúvidas por parte do aluno).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incluirá os seguintes elementos:
- Participação/interação na plataforma Moodle através da realização das tarefas propostas (20%);
- Trabalho de pesquisa (em grupo) e apresentação de resultados (40%);
- Teste escrito adaptado ao formato online (40%).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, os estudantes deverão contactar a docente da UC a fim de indicarem por qual das modalidades optam.

Nota importante sobre eventual fraude no teste:

De acordo com o nº9 do Despacho nº40/Presidente/2021, de 25 de fevereiro, informa-se os alunos de que, caso haja evidência de fraude aquando da realização do teste, poderá ser solicitada uma prova oral de forma a comprovar os conhecimentos do aluno na área.

Regime de assiduidade

Não aplicável em regime de EaD.

Regime não aplicável, em virtude do contexto de contingência atual. Como decretado no ponto nº6 do Despacho n.º 71/Presidente/2020, de 9 de abril: “a contabilização da assiduidade não pode ser utilizada como critério para incluir ou excluir um estudante do regime de avaliação contínua, nem ser utilizada no cálculo da classificação do estudante na UC”.

Bibliografia

Cambridge Advanced Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Collins COBUILD Advanced Learner’s Dictionary. London: HarperCollins.
Cunningham, S., Moor, P. & Bygrave, J. (2013), Cutting Edge: Advanced Student's Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use (Third Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Longman Dictionary of Contemporary English. For Advanced Learners. London: Pearson Longman.
Murphy, R. (2012). English Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Oxford Advanced Learner's Dictionary. Oxford: Oxford University Press.

Webliography – Online English dictionaries
http://dictionary.cambridge.org/
https://www.collinsdictionary.com/
http://www.ldoceonline.com//
https://www.merriam-webster.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
http://www.thefreedictionary.com/

Observações

Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de modo avançado, a um nível que corresponde a C1 do QECR.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 10:22:10 Última actualização: 2010-07-19