This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00034
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Design Gráfico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: OP00034    Sigla: DG
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 6 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nuno de Oliveira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende-se desenvolver competências que sejam facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do design de comunicação. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os seguintes:

Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica
Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas
Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação
Identifica princípios de organização gráfica em elementos compostos
Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de produção gráfica
Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social

Conteúdos programáticos

Os conteúdos estão relacionados com a abordagem das linguagens gráficas inerentes à conceção, produção e apresentação de Cartazes, Logotipos e Maquetização de capas de revistas, nomeadamente:

- A linguagem gráfica e os seus elementos.
- O design gráfico e as artes gráficas.
- Ilustração, imagem e texto.
- Materiais impressos e não impressos.
- Técnicas e processos de criação de produtos de comunicação visual.
- Criação e maquetização de produtos de comunicação visual.
- Apresentação de trabalhos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas dimensões do design gráfico, tanto em termos expressivos como estéticos e comunicativos. A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos previamente, por um lado, e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho individualizados e de autonomia criativa, capazes de delinear espaços de diálogo com outros campos da comunicação e do design. Pretende-se, assim, que os estudantes entendam a importância das artes gráficas e do design de comunicação no universo da comunicação visual, quer se trate das áreas editorial ou promocional.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
- A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente cartazes, logotipos e capas de revistas.
- O estudo da anatomia de fontes e a importância da cor.
- A captura, edição e apresentação de imagens digitais.
- A conceção e concretização de projetos - design de comunicação.
- A apresentação e discussão de trabalhos.
- Visitas de estudos ao meio produtivo e criativo, relacionadas com o universo gráfico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos.
O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de artes gráficas para o design de comunicação.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos, nos diferentes campos de atuação em artes gráficas, nomeadamente recorrendo a visitas a empresas gráficas e a museus.
A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com produtos concretos, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e tecnológicas inerentes a esta área de intervenção.
Neste sentido, as sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de produtos de comunicação gráfica impressos e não impressos a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula.
Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção em artes gráfica, perspetivando a sua aplicação em contextos variados, evidenciando a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e do design de comunicação.
Neste sentido promove-se acima de tudo a descoberta de campos e áreas de intervenção, que garantam um aprofundamento e consolidação de conhecimentos estruturantes sobre as artes gráficas e o design de comunicação, convidando os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que cada estudante:
- Participe na análise e discussão das visitas de estudo e preparação da
exposição dos trabalhos.
- Execute os trabalhos propostos nos tempos propostos.

Os trabalhos desenvolvidos no PA serão objeto do seguinte modelo de avaliação:
- Produção de um póster 30%
- Produção de um logotipo 30%
- Layout de 4 páginas de jornal, incluindo capa e logotipo 30%.
- Participação na preparação e montagem da exposição das obras e
participação em visitas de estudo agendadas 20%.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente no mínimo em 75% das aulas.

Bibliografia

ADAMS, Sean (2017). The Designer's Dictionary of Colour. Abrams Books
BATY, Patrick (2017). The Anatomy of Colour. Thames & Hudson
DAWSON, Peter (2019). Graphic design rules. Frances Lincoln Publishers
FLUSSER, Vilém (2010). Uma Filosofia do Design. Relógio d´Água
HELLER, Eva (2012). A Psicologia das Cores. Gustavo Gili
MUNARI, Bruno (2016). Circle, Square, Triangle. Princeton Architectural Press
RAND, Paul (2014). Thoughts on Design. Chronicle Books

Observações

A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 02:17:43 Última actualização: 2010-07-19