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Atividade Física Adaptada
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2021/2022 - 1S
Código: |
DESP13 |
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Sigla: |
AFA |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender os fundamentos epistemológicos da atividade física adaptada aplicada aos diferentes contextos de intervenção.
- Conhecer as bases, teórica e prática, das condições de adaptação individual e de desenvolvimento de competências no domínio da atividade física e do desporto adaptado.
- Conhecer as bases teórico-práticas dos processos de adaptação da atividade física e do desporto adequando a estrutura, a dinâmica e os normativos em função da diversidade das populações assim como dos fatores contextuais.
- Adquirir o domínio das bases teórico-práticas das ajudas /apoios técnicos para o desenvolvimento de competências motoras no domínio da atividade física e do desporto adaptado.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos transversal e verticalmente correlacionando as normas de elegibilidade e de classificação nas atividades de atletismo, boccia, goalball, slalom em cadeira de rodas, voleibol sentado, jogos tradicionais e desportivos e atividades físicas adaptadas em termos de metodologia de ensino e treino, com os dezanove conteúdos específicos abaixo:
1. Terminologia, definição e conceitos
2. História segundo três dimensões: por país, por regiões geográfica e a nível mundial
3. Política e Sistema Desportivo e Estrutura Orgânica mundial, regional e por país
4. Jogos e Movimento Para-Olímpico
5. Desportos, Regras e Arbitragem
6. Áreas de Intervenção / Campo de Aplicação
7. Legislação desportiva
8. Elegibilidade e Classificação Desportiva
9. Os Fatores de Segurança e a Prevenção das Lesões
10. As Tecnologias e os Produtos de Apoio (Ajudas Técnicas)
11. A formação de atletas não competitivos / Assistentes Técnicos Desportivos
12. As Estratégias, os Métodos e as Técnicas de Inclusão
13. A Evolução do Pensamento Político vs Conceito e Estatuto das Pessoas com Deficiência
14. Os Valores do Desporto, a Ética e a Anti-Dopagem
15. O Desporto para Todos e a Promoção da Saúde e de Estilos de Vida saudável
16. A Gestão de Eventos Desportivos
17. A Situação Desportiva, tendências futuras e a Economia do Desportiva
18. Prática Multidesportiva vs Especialização
19. Os Blocos Linguísticos e a Inclusão no Desporto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos foram estruturados e organizados de uma forma coerente com os objetivos da UC, os quais visam, de uma forma consequente, dar resposta à necessidade de prática de atividade física e desporto adaptado pelas pessoas com condição de deficiência / incapacidade. A prática de atividade física e desporto adaptado é perspetivada, enquanto veículo e instrumento, como um fator de desenvolvimento pessoal e humano junto de populações com condições específicas e com mobilidade reduzida ou limitada, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de adaptação motora e a melhoria da aptidão física, a par das vertentes terapêutica, recreativa e competitiva. Nesse sentido são abordadas as bases teórico-práticas dos processos de atividade física e desporto adaptado em função da diversidade das populações-alvo e dos fatores contextuais.
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino compreende sessões teóricas e sessões teórico-práticas e, ainda, o apoio tutorial.
A metodologia de ensino compreende: (a) a abordagem expositiva de temas pelo docente com recurso a tecnologias de informação e de comunicação; (b) a realização de trabalhos de aplicação nas aulas, solicitando a análise/discussão de temas por parte dos alunos; (c) a realização de trabalhos práticos/laboratoriais; (d) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais; (e) o apoio tutorial, presencial e à distância, na orientação do estudo e no acompanhamento dos trabalhos dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa no processo, através do desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de conhecimentos e sua aplicação, de forma criteriosa e fundamentada, a situações de natureza prática. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são solicitados a desenvolverem trabalho de pesquisa bibliográfica, de análise e discussão de temas sobre a matéria, trabalhos práticos/aplicados em função dos diferentes contextos de intervenção e sínteses escritas.
Esta UC pretende transmitir os conhecimentos de uma forma integrada e aplicada no estudo do processo de aquisição e de desenvolvimento de competências motoras por parte da população vulnerável em geral e, particularmente, população com deficiência e alunos com necessidades educativas especiais, relacionadas com a prática de atividades físicas e desportivas.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação Contínua
1. Neste modelo de avaliação contínua, os estudantes terão de obter no mínimo 70% de presenças nas aulas teórico-práticas.
1.1. Para efeitos de avaliação contínua é considerada a participação efetiva nas aulas teórico-práticas (fazer a aula TP e é contabilizado a fracção do tempo mínimo de permanência/participação – 30’, com uso de vestuário e calçado apropriado).
2. A avaliação contínua consta de:
2.1. Avaliação teórica – Teste Escrito (40% da nota final)
2.2. A nota da avaliação teórica é a nota obtida no Teste Escrito, não podendo ser inferior a 7,5 valores, sendo os estudantes sujeitos a exame final no caso de incumprimento da nota mínima.
2.3. Avaliação teórico-prática (60% da nota final)
2.4. A nota da avaliação teórico-prática compreende dois parâmetros:
1. Elaboração e apresentação de um trabalho prático aplicado -50%
2. Assiduidade e participação ativa nas aulas teórico-práticas - 10%
2.5. A nota final será a média ponderada da avaliação teórica (40%) e da avaliação teórico-prática (60%).
2.6. Os estudantes serão sujeitos a exame final se obtiverem uma avaliação inferior a 10 valores no trabalho.
2.7. A elaboração e apresentação do trabalho prático aplicado compreende:
2.7.1. Revisão bibliográfica e trabalho de campo em grupo, através dos seguintes procedimentos:
• Pesquisa bibliográfica;
• Trabalho de campo visando o contacto com o enquadramento orgânico, praticantes e agentes desportivos;
• Apresentação em aula, com recurso a multimédia, do trabalho prático aplicado.
Exame Final
O exame final consta de uma prova escrita e de uma prova oral, com caráter obrigatório, quando:
• O Estudante não obteve uma assiduidade igual ou superior a 70% de presenças nas aulas teórico-práticas;
• O Estudante não obteve a nota mínima de 7,5 valores quer no teste escrito quer no trabalho de grupo, apesar de ter obtido uma nota igual ou superior a 7,5 valores num dos parâmetros;
• O Estudante não obteve, no processo de avaliação contínua, uma nota final igual ou superior a 10 valores.
Regime de assiduidade
O estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas teórico-práticas e deverá participar ativamente nas atividades e tarefas propostas, utilizando equipamento adequado (vestuário e calçado) para as respetivas sessões.
Bibliografia
Pereira, L.M.; Carvalho, J.V.; Rosado, A.B.; Patrício, J.; Barradas, A.; Crespo, M.J.; Parreira, J.; Costa, I.; Silva, C.M.; Espadinha, C.; Silva, P.; Januário, N. & Lopes, M. (2017). Desporto com sentido – Manual do Desporto Adaptado. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS].
Valamatos, M.J. (2017). Desporto com sentido – Atletismo. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Carvalho, F.; Carvalho, J.V.; Parreira, J. & Januário, N. (2017). Desporto com sentido – Boccia. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Pereira, L.M.; Correia, D.L. & Damas R. (2017). Desporto com sentido – Goalball. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto & Canhoto, A. (2016). Desporto com sentido – Jogos Tradicionais. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Carvalho, J.V. e Januário, N. (2017). Desporto com sentido – Slalom em cadeira de rodas. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Infante, J.; Silva, C.F. & Coimbra, M. (2017). Desporto com sentido – Voleibol. Desporto Com Sentido. Seixal. Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal [APCAS]
Observações
Serão fornecidas nas aulas referências para consulta de bibliografia complementar.
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