Metodologias de Intervenção em Desportos de Natureza
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | 
DN16 | 
   | 
Sigla: | 
MIDN | 
 
| Áreas Científicas: | 
Desporto | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português/Inglês 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os princípios e fundamentos metodológicos para a planificação da atividade física e desportiva.
 Bases pedagógicas de intervenção na atividade física e desportiva.
 Dominar o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projetos de intervenção.
 Dominar o processo de intervenção pedagógica em atividades físicas e desportivas.
 Dominar os aspetos técnico-metodológicos e científicos dos desportos de natureza.
 Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução de desportos de natureza. 
Conteúdos programáticos
Fundamentos teóricos da atividade física e do desporto.
 A eficácia e o sucesso pedagógico em desporto.
 Estádios do processo de desenvolvimento profissional de um professor e/ou treinador.
 Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da atividade física e do desporto.
 O processo de avaliação no âmbito da atividade física e do desporto. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Metodologia de Intervenção em Desportos de Natureza revela-se como um pilar fundamental para a compreensão de formas e métodos de intervenção nesta área específica, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita compreender as bases para a intervenção em desportos de natureza. 
Metodologias de ensino
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
 - Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
 - Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
 - Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais. 
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
 
 Avaliação contínua:
 - Participação - 10%
 - Trabalho em grupo - 40%
 - Trabalho individual - 40%
 - Teste - 10%
 
 Avaliação contínua para alunos com o processo interrompido pelo confinamento (Covid-19)
 - Participação - 10%
 - Trabalho em grupo - 40%
 - Trabalho individual - 20%
 - Teste - 30%
 
 Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
 
 Modelo de Avaliação final 
 Os alunos que optem por este modelo de avaliação devem inscrever-se nas épocas de exame definidas pela escola.  
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial. 
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