This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: CS100009    Sigla: CE
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 49 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   2,00
Luísa Godinho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender conceitos, disciplinas e técnicas da comunicação institucional e organizacional numa óptica de Marketing e aprender a desenvolver e a aplicar estratégias e técnicas de comunicação estratégica em diversos tipos de organizações são os objetivos centrais da unidade curricular.

Objetivos específicos

 Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações, em particular de âmbito empresarial;
 Desenvolver competências para a implementação de estratégias, técnicas e disciplinas de comunicação;
 Conhecer os diferentes sectores da comunicação estratégica e as suas especificidades;
 Atuar nos distintos campos do trabalho de comunicação estratégica e do marketing;
 Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
 Aprender a conceber, aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos da disciplina, conteúdos, metodologia, sistema de avaliação, calendarização, modo de funcionamento das sessões presenciais e apresentações

2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial e do marketing

3. Campos da comunicação institucional.
- Tipologia de organizações (Empresas privadas, Organizações corporativas e representativas, Organizações públicas e órgãos de governo, Organizações não-governamentais)

4. Comunicação empresarial e marketing - Conceitos básicos
- Áreas da comunicação empresarial
- Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
- Particularidades da gestão de Marketing
- Meio envolvente de Marketing (Micro ambiente e macro ambiente de marketing)

5. Estratégia de comunicação
- Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
- Comportamento e processo de compra, consumo e adesão
- Públicos-alvo, StakeHolders e ShareHolders
- Missão, identidade e imagem corporativa

6. Planeamento estratégico no contexto das instituições
- Funções, alvos, processo e objetivos
- Elementos básicos da imagem das organizações (logotipo e logomarca)
- Estratégias de Comunicação e Marketing (tipos de marketing, com destaque para o marketing de conteúdos e digital)
- O Plano de Comunicação
- O mix de media
- O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e patrocínio e mecenato – conceitos fundamentais, funções e objectivos
- Gestão da comunicação: a execução da estratégia, serviços externos, gestão dos profissionais, distribuição e disseminação, serviços e práticas, processos de avaliação, gestão de crises.

7. Especificidades das ferramentas da comunicação estratégica e do Marketing: objectivos, alvos, produtos, processos, técnicas e características particulares de cada ferramenta

8. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
- Ética e Responsabilidade Social


Metodologias de ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente em contexto de sessão presencial.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
Apresentação dos resultados das diferentes actividades (recorrendo a diversos métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint).
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica utilizar as respectivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente ou as condições da sala a isso obriguem.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador-estudante.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as actividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.
Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário e local a definir; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens e emails; iv) através de contacto via correio eletrónico institucional. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação sumativa e da realização do trabalho de grupo, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas, presencialmente ou a distância. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
Após o términus das atividades letivas quer o docente quer a plataforma de ensino a distância ficam disponíveis até ao final da época de exames de recurso.

Metodologia e provas de avaliação

a) Avaliação individual, através de teste escrito – 40% da nota.
b) Avaliação coletiva, através de trabalhos em grupo com apresentação escrita e oral. O aluno deverá conhecer e dar a conhecer um dos elementos do Mix de Comunicação de Marketing – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio. Este elemento de avaliação pode ser substituído pela realização de um teste individual no caso de estudantes que beneficiem de estatuto e comprovadamente não possam frequentar as aulas;
c) Exercícios, individuais ou em pequenos grupos, podendo incluir apresentação escrita e oral - 20% da nota.
Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%).
De modo geral considera-se ainda aspetos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, criatividade, resolução de problemas, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano letivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio na plataforma.
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma ativa e colaborante nas atividades aí propostas.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Bibliografia

Brochand, B., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V., & Dionísio, P. (2010). Publicitor. Porto Editora.
Caetano, J., & Rasquilha, L. (2009). Gestão da comunicação. Quimera.
Kotler, P & Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing, Pearson.
Lindon, Denis, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, J. V. (2008). Mercator XXI (11th). Lisboa: Publicações D. Quixote.
Moutinho, A. V. (2001). Dicionário de relações públicas. Porto: Campo das Letras.

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhada corresponde às obras básicas cuja aquisição se sugere.
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao
longo da leccionação da disciplina nas aulas, através da plataforma de ensino a distância
da ESE.
Páginas na internet
Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
http://www.apce.pt/
Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
http://www.apap.co.pt/
Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações
Públicas
http://www.apecom.pt/
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
http://www.erc.pt/
SOPCOM
https://www.sopcom.pt/page/home

The recommended bibliography corresponds to the basic books whose acquisition is suggested. Complementary bibliography and supporting documentation: may be made available during the course instruction in the classes, through the ESE distance learning platform. Pages on the Internet Portuguese Association of Business Communication http://www.apce.pt/ Portuguese Association of Advertising, Communication and Marketing Agencies http://www.apap.co.pt/ Portuguese Association of Communications Companies and Relationships Public http://www.apecom.pt/ Regulatory Entity for Social Communication http://www.erc.pt/ SOPCOM https://www.sopcom.pt/page/home

Observações

Esta UC com o código CS100009 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 1º ano de Comunicação Social.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial, para além de disponibilizado no Portal institucional podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de atividade letiva do ano académico a que diz respeito, momento a partir do qual passa a versão definitiva para o atual ano letivo. Até lá a versão definitiva para o ano letivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/ implicando o recurso a password.
O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
Dispositivos online a utilizar (Plano de regresso às atividades presenciais no âmbito da covid-19 2021-2022)
Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 23:11:11 Última actualização: 2010-07-19