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Técnicas e Processos em Expressão Dramática e Musical
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
Código: |
EDB20039 |
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Sigla: |
TPEDM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
62 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A - Desenvolver conhecimentos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, com apropriação dos conceitos nucleares.
B - Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos.
C - Desenvolver competências e técnicas específicas no âmbito do Teatro e da Música.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos básicos em técnicas e práticas das expressões dramática e musical:
- Expressão; Jogo estrutural.
- Timbre; Dinâmica; Altura; Ritmo; Forma;
- Materiais sonoros (leitura e escrita);
2. Processos de Criação, Audição e Interpretação:
- Meios e recursos disponíveis nas linguagens musicais e dramáticas.
- Repertórios teatrais e musicais.
3. Técnicas específicas dramáticas e musicais:
- Técnica vocal e corporal (gesto, mímica, movimento...); técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
- Técnica vocal, instrumental (flauta de bisel); Técnicas elementares de afinação, execução e interpretação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património cultural, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização educativa e cultural de públicos diversos. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e em grupo, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e performance permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será contínua e pontual e incluirá:
- Assiduidade – 10%
- Produção de uma performance (dramática e musical) em grupos de 7/8 elementos (10 minutos), a partir de uma cena de um Musical – 60%
- Realização e apresentação em grupo (todos os elementos) de um portefólio digital (PowerPoint) sobre todo o trabalho desenvolvido na unidade curricular – 30%
Em situação de exame, a avaliação incidirá sobre a realização e apresentação individual de uma performance (peso de 60%) e de um portefólio digital (peso de 40%), de acordo com o programa.
Regime de assiduidade
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
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