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Técnicas e Processos em Expressão Dramática e Musical

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: EDB20039    Sigla: TPEDM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 62 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 12,00
José Gil   6,00
Mário Caeiro   6,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A - Desenvolver conhecimentos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, com apropriação dos conceitos nucleares.
B - Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos.
C - Desenvolver competências e técnicas específicas no âmbito do Teatro e da Música.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos em técnicas e práticas das expressões dramática e musical:
- Expressão; Jogo estrutural.
- Timbre; Dinâmica; Altura; Ritmo; Forma;
- Materiais sonoros (leitura e escrita);

2. Processos de Criação, Audição e Interpretação:
- Meios e recursos disponíveis nas linguagens musicais e dramáticas.
- Repertórios teatrais e musicais.

3. Técnicas específicas dramáticas e musicais:
- Técnica vocal e corporal (gesto, mímica, movimento...); técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
- Técnica vocal, instrumental (flauta de bisel); Técnicas elementares de afinação, execução e interpretação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património cultural, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização educativa e cultural de públicos diversos. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e em grupo, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e performance permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação


A avaliação será contínua e pontual e incluirá:
- Assiduidade – 10%
- Produção de uma performance (dramática e musical) em grupos de 7/8 elementos (10 minutos), a partir de uma cena de um Musical – 60%
- Realização e apresentação em grupo (todos os elementos) de um portefólio digital (PowerPoint) sobre todo o trabalho desenvolvido na unidade curricular – 30%

Em situação de exame, a avaliação incidirá sobre a realização e apresentação individual de uma performance (peso de 60%) e de um portefólio digital (peso de 40%), de acordo com o programa.

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.

Opções
Página gerada em: 2024-05-11 às 16:02:47 Última actualização: 2010-07-19