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Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 1S

Código: PG_EE04    Sigla: ANEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 23 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No fim da UC, o/a formando/a será capaz de: 1. Reconhecer a avaliação como um processo indispensável à identificação e descrição das capacidades e do nível de desempenho das crianças/jovens e como ponto de partida para a definição de medidas de intervenção educativa; 2. Reconhecer o feedback efetivo e a linguagem afirmativa como ferramentas necessárias ao desenvolvimento pessoal e coletivo; 3. Delimitar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem; 4. Caracterizar perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (défices intelectuais; perturbação do espectro do autismo; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; perturbações específicas da aprendizagem na leitura, na escrita, na matemática; sobredotação e altas habilidades; e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa); 5. Enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação nos processos de identificação e avaliação; 6. Selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; 7. Planificar o processo de recolha de informação; 8. Avaliar a criança/jovem e seus contextos significativos; 9. Analisar e enquadrar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e 10. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).
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Developing a set of attitudes, knowledge and skills (competencies) that contribute to an intentional, grounded, insightful and detailed assessment of children and young people is the purpose that guides this specific course. Listening, empathy, collaboration, ethics, rigor, method, analytical thinking, critical thinking and affirmative language are skills developed concurrently with the exploration of the contents of the course.
At the end of the UC, the trainee will be able to: 1. Recognize assessment as an indispensable process for identifying and describing the abilities and performance level of children/young people and as a starting point for the definition of measures of educational intervention; 2. Recognize effective feedback and affirmative language as necessary tools for personal and collective development; 3. Delimit the concepts of Learning Difficulties; 4. Characterize specific profiles focusing on the cognitive domain (intellectual deficits; autism spectrum disorder; hyperactivity disorder and attention deficit disorder; specific learning disorders in reading, writing, mathematics; giftedness and high skills; and others that apply relevant and timely for the group concerned); 5. List the main assessment methods and instruments in the identification and assessment processes; 6. Select assessment methods and instruments suitable for the objectives; 7. Plan the information collection process; 8. Assess the child/youth and their significant contexts; 9. Analyze and frame the information collected for a subsequent educational intervention process; and 10. Recognize the value and importance of the work developed in the context of the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (i.e., EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Equidade, qualidade e diversidade: avaliação para a aprendizagem no contexto da EMAEI
2. Feedback e linguagem afirmativa para o desenvolvimento pessoal e coletivo
3. Dificuldades de Aprendizagem
4. Caracterização de perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (estes e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas habilidades
5. Avaliação: os requisitos para uma avaliação de qualidade, os processos de identificação e avaliação, métodos e instrumentos de avaliação com enfoque no domínio cognitivo
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1. Equity, quality and diversity: assessment for learning in the context of EMAEI
2. Feedback and affirmative language for personal and collective development
3. Learning Difficulties
4. Characterization of specific profiles focusing on the cognitive domain (these and others that are considered pertinent and timely for the group in question): intellectual deficits, autism spectrum disorder, hyperactivity disorder and attention deficit, specific learning disorders (in reading, writing, math), giftedness and high skills
5. Assessment: the requirements for a quality assessment, identification and assessment processes, methods and assessment tools in SEN with a focus on the cognitive domain


Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões presenciais, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC.
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Classes at this course are organized into face-to-face sessions, where the use of active learning techniques is privileged, involving trainees in critical thinking tasks about their pedagogical practices. Pedagogical techniques are likely to be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared concept map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials to and from the Learn). The hours of autonomous work sessions are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this course.

Metodologia e provas de avaliação

A metodologia de avaliação baseia-se na análise do portefólio individual/grupo e inclui todos os trabalhos/registos desenvolvidos ao longo da UC. São considerados os seguintes critérios de avaliação: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/ comunicação positiva, clareza da informação e linguagem, registo semanal do diário de bordo.

Avaliação contínua inclui:
Três dos quatro Registos desenvolvidos em grupo; 20% + 20% + 20%
Um registo desenvolvido individualmente ou a pares. 40%

Avaliação sumativa refere-se a:
Exame. 100%
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The assessment methodology is based on the analysis of the individual/group portfolio and includes all works/records developed throughout the UC. The following evaluation criteria are considered: rigor and richness, affirmative language/ positive communication, clarity and language adequacy, and weekly logbook entry.

Continuous assessment includes:
Three out of four Tasks developed in groups; 20% + 20% + 20%.
One task developed individually or in pairs. 40%

Summative assessment refers to:
Examination. 100%

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
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In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (Coord.) (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt

Eurostat (2021). Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. In Sustainable development in the European Union (pp. 111-126). European Union. Disponível em https://ec.europa.eu/eurostat/documents/3217494/12878705/KS-03-21-096-EN-N.pdf/8f9812e6-1aaa-7823-928f-03d8dd74df4f?t=1623741433852

Hollenweger, J., Pantić, N., & Florian, L. (2015). Tool to upgrade teacher education practices for inclusive education. Council of Europe. Disponível em https://pjp-eu.coe.int/en/web/inclusive-education/images/tool%20to%20upgrade%20teacher%20education%20practices%20for%20inclusive%20education.pdf

Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923

Rocha, A. (Coord.). (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Guia para professores e educadores. Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.). Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/guia_sobredotados.pdf

A docente disponibiliza na plataforma moodle todos os recursos que servem de apoio às sessões.

Opções
Página gerada em: 2024-05-22 às 03:14:29 Última actualização: 2010-07-19