This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE11
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: PG_EE11    Sigla: INEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 24 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No fim da UC, o/a formando/a será capaz de: 1. Reconhecer o compromisso com a inclusão e as opções metodológicas da abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem como indispensáveis à Educação Inclusiva; 2. Descrever, selecionar e fundamentar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; 3. Descrever modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito dos perfis específicos estudados na UC Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo; 4. Construir planos de intervenção adequados à criança/jovem e seus contextos significativos; 5. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).
--
At the end of the UC, the trainee will be able to: 1. Recognize the commitment to inclusion and the methodological options of the multilevel approach and the Universal Design for Learning as essential to Inclusive Education; 2. Describe, select and support measures to support learning and inclusion; 3. Describe models, strategies and intervention programs within the scope of specific profiles studied in the Assessment in Special Educational Needs in the Cognitive Domain course; 4. Build intervention plans suitable for the child/youth and their significant contexts; 5. Recognize the value and importance of the work developed in the context of the Multidisciplinary Support Team for Inclusive Education (EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Compromisso com a inclusão e opções metodológicas: Abordagem multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem
2. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
3. Modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito dos perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (estes e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas habilidades
--
1. Commitment to Inclusion and Methodological Options: Multi-Level Approach and Universal Design for Learning
2. Measures to support learning and inclusion
3. Models, strategies and intervention programs within the scope of specific profiles focusing on the cognitive domain (these and others that are considered pertinent and opportune for the group in question): intellectual deficits, autism spectrum disorder, hyperactivity disorder and deficit of attention, specific learning disorders (in reading, writing, math), giftedness and high skills


Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões presenciais, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, experimentação, portefólio), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC.
--
Classes at this course are organized into face-to-face sessions, where the use of active learning techniques is privileged, involving trainees in critical thinking tasks about their pedagogical practices. Pedagogical techniques are likely to be explored in individual activities (e.g., logbook, experimentation, portfolio), participatory (e.g., questioning, shared concept map), and collaborative (e.g., discussion groups, case studies, construction of materials to and from the Learn). The hours of autonomous work sessions are the moments dedicated to the individual process of developing transversal skills (e.g., information processing and analysis, reasoning, problem solving, metacognition, critical thinking, creative thinking, self-regulation) applied to the contents worked in this course.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Avaliação contínua: Portefólio, que inclui:
Dois registos desenvolvidos em grupo [Aula 2 e 4]; 15% + 15%
Um registo desenvolvido individualmente [Aula 3]: 20%
Uma partilha desenvolvida em grupo e apresentada/discutida em contexto de turma [Aula 5]. 50%

Avaliação sumativa: Exame. 100%

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua baseia-se na análise do portefólio e inclui: a) Dois registos desenvolvidos em grupo (cada um contribui com 15% para a classificação final), b) Um registo desenvolvido individualmente (contribui com 20%) e c) uma partilha desenvolvida em grupo e apresentada/discutida em contexto de turma (que contribui com 50% para a classificação final).

A avaliação sumativa consiste num exame escrito, cujo resultado corresponde à classificação final.

São considerados os seguintes critérios de avaliação: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/ comunicação positiva, clareza da informação e linguagem, registo semanal no diário de bordo, adequação dos recursos de apoio criados e utilizados, gestão do tempo.

--
The continuous assessment is based on the portfolio analysis and includes: a) two works developed in groups (each one contributes 10% to the final classification), b) one work developed individually (contributes 20%), and c) a shared work developed in groups and presented/discussed in the context of the class (which contributes 60% to the final classification).

The summative assessment is a written exam, the outcome of which determines the final classification.

The following criteria are considered in the evaluation: rigor and richness, affirmative language/positive communication, clarity of information and language, weekly logbook registration, adequacy of support resources created and used, and time management.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
--
In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

Alves, I., Pinto, P. C., Pinto, T. J. (2020). Developing inclusive education in Portugal: Evidence and challenges. Prospects, 49, 281-296. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y

Alves, R. A., & Leite, I. (Eds.) (2022). Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências. Fundação Belmiro de Azevedo. Disponível em https://www.edulog.pt/storage/app/uploads/public/635/b06/b43/635b06b4371b2516171126.pdf

Alves, R. A., & Leite, I. (Org.) (2021). Alfabetização baseada na ciência: Manual do curso ABC. Ministério da Educação. Disponível em http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/manual_do_curso_abc.PDF

Kauffman, J. M. (2020). On educational inclusion: Meanings, history, issues and international perspectives. Routledge.

Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923

Pereira, F. (Coord.) (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf

Schuelka, M. J., Johnstone, C. J., Thomas, G., & Artiles, A. J. (2019). The SAGE handbook of inclusion and diversity in education. Sage Publishing.

Plataforma LER [Leitura-Escrita-Recursos] https://ler.pnl2027.gov.pt/

A docente disponibiliza na plataforma moodle todos os recursos que servem de apoio às aulas.

Opções
Página gerada em: 2024-05-21 às 13:53:00 Última actualização: 2010-07-19