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Psicologia do Desenvolvimento Humano

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: AF03    Sigla: PDH
Áreas Científicas: Psicologia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 20 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Luísa Ramos de Carvalho   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identificar os processos de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.
- Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da infância e juventude aplicando conceitos, teorias, assim como, os resultados mais recentes da investigação em psicologia para compreender e intervir junto das crianças e jovens, das suas famílias e/ou das instituições que as enquadram;
- Caraterizar os padrões de desenvolvimento, físico, cognitivo e psicossocial da idade adulta intermédia e tardia para compreender e intervir junto da população adulta e idosa seja, em contexto familiar ou institucional.
- Identificar semelhanças e diferenças entre crianças, jovens e adultos de diferentes origens e perspectivas culturais relativamente ao modo como desenham a sua identidade e projectos de vida.
- Identificar o seu próprio comportamento e o das outras pessoas de forma a reflectir sobre as suas experiências numa perspectiva de melhoramento do seu desempenho pessoal e profissional.

Conteúdos programáticos

Ponto 1 – Introdução: Desenvolvimento humano como campo em constante evolução. O estudo do ciclo de vida desde os seus primórdios com a formação de uma nova vida até à morte. A diversidade dos contextos do desenvolvimento humano.

Ponto 2 - A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento humano. Estereótipos sociais ligados às diferentes fases do desenvolvimento humano.

Ponto 3 – O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira, segunda infância e terceira infância . O desenvolvimento na adolescência e início da idade adulta.

Ponto 4 - O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na idade adulta intermédia.Desafios do casamento e da parentalidade. Conciliação da vida familiar e relação com o mundo do trabalho. A mudança da meia idade. A relação com os filhos adultos. O desafio de cuidar dos pais idosos. A idade da reforma e o lazer na vida adulta.

Ponto 5 - Vida adulta tardia. O processo de envelhecimento e suas consequências. Mudanças físicas e saúde física. A saúde mental no idoso jovem e no idoso mais velho. Relações de amizade na terceira idade, conjugalidade, viuvez , divórcio e laços de parentesco não conjugais. O fim de vida.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos permitem alcançar os objectivos uma vez que abordam o desenvolvimento humano numa abordagem de ciclo de vida integrando diferentes perspectivas teóricas e valorizando o papel do contexto.

Metodologias de ensino

Em cada aula são apresentados e discutidos os diferentes conteúdos descritos no programa assim como materiais práticos de aprendizagem diversificados que podem ser uma notícia de jornal, um estudo, um testemunho, uma história de vida, um livro sendo o contributo dos estudantes essenciais na construção de cada aula.
A apresentação de análise dos conteúdos curriculares visa a ligação entre a visão teórica do desenvolvimento humano com a experiência e os saberes particulares de cada estudante, do mundo em que vivemos e dos contextos de trabalho em que se inserem os Técnicos Superiores de Serviço Familiar e Comunitário.
As aulas incluem momentos de trabalho e pesquisa individuais ou de grupo e apresentação à turma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino permitem uma aprendizagem significativa e uma aprendizagem individualizada ao ritmo de cada estudante e de cada turma. Só assim é possível entender profundamente o desenvolvimento humano. As aulas são on-line através da plataforma ZOOM para os estudantes em mobilidade virtual.

Metodologia e provas de avaliação

1 - Teste individual escrito a partir de um conjunto de questões previamente divulgadas. Permite-se a consulta de materiais não digitais. Grelha de avaliação de cada pergunta previamente partilhada com os estudantes. Realização na primeira semana de Janeiro de 2024. Corresponde a 60% da avaliação final.
2 - Elaboração e apresentação de um trabalho individual de acordo com os objectivos/temas do programa que traduza a importância dos conhecimentos e das experiências vividas na Unidade Curricular no contexto do exercício da sua profissão uma vez concluída a sua formação. Este trabalho é proposto pelo estudante até final de novembro e apresentado a partir da segunda semana de janeiro de 2024. Corresponde a 40% da avaliação final.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Observações

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 19:45:03 Última actualização: 2010-07-19