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Seminário de Investigação e Projeto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2023/2024 - 1S

Código: LAS14    Sigla: SIP
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Matemática
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 36 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Isabel Filipe   1,53
Isaura Pedro   0,47
Joana Filipa Oliveira Cabral   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta UC pretende­-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
Utilizar conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão da complexidade dos contextos e processos que regem a vida das comunidades, grupos e indivíduos; mobilizar conhecimentos teóricos e metodologicos na caracterização e diagnóstico de situações e contextos de animação e intervenção sociocultural; dominar e mobilizar conhecimentos metodológicos na realização de projetos de investigação; desenhar e desenvolver atividades de investigação sobre os meios sociais e institucionais onde se realiza a animação e intervenção sociocultural; comunicar de forma eficaz, usando a Língua Portuguesa para fins académicos; gerir eficazmente informação relevante para a sua área académica e profissional; utilizar adequadamente as tecnologias da informação e comunicação; organizar e planear o trabalho pessoal neste domínio.

Conteúdos programáticos

Investigação e conhecimento científico.
A produção do conhecimento científico: das questões de investigação à produção de novos conhecimentos.
Construção teórica e trabalho empírico: o lugar dos métodos e das técnicas de investigação; investigação e prática social.
Os métodos de investigação: opções metodológicas e técnicas de investigação; a metodologia do trabalho de Projeto e a Investigação­Acão.
Estudo de algumas técnicas de investigação: Análise de conteúdo; Histórias de vida; Inquéritos por
questionário e por entrevista; Trabalho de campo e observação participante; Experimentação e design
experimental.
As Etapas do processo de investigação.
Algumas noções de estatística: a formalização de conceitos; as técnicas de amostragem; escalas e medidas estatísticas; a apresentação dos resultados; medidas estatísticas; utilização de programas informáticos de análise estatística.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos definidos nesta UC centram-se nos métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais e nas condições ótimas da sua utilização enquanto instrumentos que permitem processos adequados de revelação da realidade, o que corresponde a um objetivo central definido nesta UC – a aquisição de competências relacionadas com o domínio e mobilização da metodologia de investigação científica.
A abordagem destes conteúdos, em articulação com a sua aplicação num processo concreto de investigação desenvolvido pelos estudantes, desdobra-se de um nível inicial, epistemológico, sobre a natureza do conhecimento científico e a função dos métodos e técnicas de investigação, para um nível mais operacional, sobre as condições de rigor na utilização das técnicas de investigação. Esta abordagem tem-se revelado adequada para a realização das aprendizagens.

Metodologias de ensino

Prevêem-­se os seguintes processos de trabalho: sessões presenciais de enquadramento teórico e
metodológico (Seminários); discussão orientada sobre temas; análise e interpretação colectiva de
informações de carácter teórico e empírico; comunicação oral dos resultados de diferentes actividades; estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos; comunicação com o professor e colegas por email; utilização das páginas da disciplina na Internet e do Moodle; realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia; realização de um pequeno projecto de investigação em grupo; realização de um teste referente aos conteúdos; acompanhamento tutorial dos grupos de trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A organização dos tempos letivos atribuídos a esta unidade curricular surgirá em função das necessidades decorrentes da transmissão adequada das informações que definem os conteúdos da unidade curricular, da análise e da reflexão sobre as temáticas neles supostas e do acompanhamento do trabalho que vai ser desenvolvido pelos estudantes.
Neste trabalho, pretende-se que os alunos consigam integrar diferentes tipos de saberes construídos no seu processo de formação neste curso. No seu desenvolvimento, os estudantes usam ferramentas teóricas e metodológicas, que permitem fundamentar e conhecer o problema identificado e/ou o seu contexto. Só com este conhecimento é possível construir uma intervenção com um conteúdo e uma forma com uma elevada probabilidade de adequação.
O produto resultante deste trabalho admite uma articulação com outras unidades curriculares do 2.º ou do 3.º ano do curso.
Com o conhecimento dos conteúdos desta UC e com o desenvolvimento destas atividades, os estudantes têm a possibilidade de adquirir e desenvolver as competências definidas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação realizar-se-á de acordo com as atividades propostas e os princípios expressos no programa, implicando uma presença regular dos estudantes nas atividades letivas, não podendo ser inferior a 50% das aulas lecionadas.
Assim, a classificação final de cada estudante terá como base o seu desempenho nos trabalhos em grupo ou individuais previstos e de acordo com o seguinte:
- O teste contribuirá em 40% para a classificação final;
- O trabalho de grupo com 50%;
- A participação nas atividades letivas com 10%, o que supõe a presença regular dos estudantes nas atividades letivas;

Regime de assiduidade

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Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Almeida, J., F. (1990). A investigação nas ciências sociais (4ª edição). Presença.
Bardin, L. (1994). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bell, J. (1997). Como realizar um projeto de investigação. Gradiva.
Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed). Oxford University Press.
Caria, T. H. (2005). Experiência etnográfica em Ciências Sociais. Afrontamento.
Clegg, F. (1990). Estatística para todos. Gradiva.
Foddy, W. (1996). Como Perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora.
Gil, A. C. (1991). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas.
Lopes, M. (coord.) (2011). Metodologias de investigação em Animação Sociocultural. Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural.
Nóvoa, A., & Finger, M. (1988). O método (auto)biográfico e a formação. DRH/Ministério da Saúde.
Nunes, A. S. (1977). Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa, Editorial Presença.
Nunes, A. S. (1981). Sobre o problema do conhecimento nas Ciências Sociais (5ªEdição). GIS/Editora Presença.
Pinto, J. M., & Silva, A. S. (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Edições Afrontamento - Biblioteca das Ciências do Homem.
Poirier, J., Clapier – Valladon, S., & Raybaut, P. (1995). Histórias de vida: teoria e prática. Celta.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Rutheford, F. J., & Ahlgren, A. (1995). Ciência para todos. Gradiva.

Opções
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