|
Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
MPE20003 |
|
Sigla: |
LPAMEI |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE |
14 |
Plano de Estudos_15_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer e caracterizar o desenvolvimento artístico, linguístico e percetivo-motor da criança dos 0 aos 6 anos.
- Experienciar e compreender os contextos de apreciação, execução e criação artística como potenciadores de expressão e desenvolvimento.
Conteúdos programáticos
- Contextos de expressão linguística, artística e percetivo-motor na infância: da manipulação de materiais à expressão artística.
- Apreciação, execução, criação e manipulação de tecnologias.
- Metodologias de planeamento de atividades de integração curricular.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos estudantes conceitos fundamentais ligados às áreas envolvidas, nomeadamente aspetos relacionados com o desenvolvimento linguístico, artístico e motor.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos,
físicos e do desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, com vista a uma integração de saberes, num trabalho desenvolvido em grupo. Este trabalho de cariz teórico-prático, em sala de aula, conduzirá à interpretação de uma obra para a literatura infantojuvenil, integrando saberes artísticos, linguísticos e percetivo-motores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação na produção integradora permite um saber integrado onde se inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
Metodologia e provas de avaliação
A classificação final resulta de uma média ponderada das três áreas envolvidas:
- Língua Portuguesa - 40%
- Artes – 45%
- Motricidade – 15%
Os elementos de avaliação contínua propostos e respetiva ponderação são os seguintes:
Língua Portuguesa
- Assiduidade e participação – 20%
- Conceção e interpretação de uma proposta integradora – 80%
Artes
- Assiduidade e participação – 20%
- Conceção e interpretação de uma proposta integradora – 80%
Motricidade
- Assiduidade e participação – 20%
- Conceção e interpretação de uma proposta integradora – 80%
Em situação de avaliação pontual (para trabalhadores-estudantes) a avaliação incidirá na conceção e interpretação de uma proposta integradora de carácter performativo a partir de uma obra da literatura infantojuvenil, com prazo a definir com os docentes da UC.
Regime de assiduidade
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 75% de presenças, em cada uma das componentes.
Bibliografia
Azevedo, F. (Coord.) (2006). Língua materna e literatura infantil. Lidel.
Azevedo, F. (2006). Literatura infantil e leitores. IEC, Universidade do Minho.
Fumoto, H., Robson, S., Greenfield, S. e Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME/DGIDC.
Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Pugh, A. & Pugh, L. (1998). Music in the early years. London: Routledge.
Rodrigues, H., Rodrigues, P., & Silva, P. (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores - Colos de Música. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva, I. L. (coord.), Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral
da Educação (DGE).
Sim-Sim, I., Silva, A. & Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Lisboa: ME/DGIDC.
Swanwick, K. (2015). Developing Discourse In Music Education: The Selected Works Of Keith Swanwick. London: Routledge
|
|