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Educação Especial e Tecnologias
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
Código: |
PG_EE09 |
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Sigla: |
EET |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
24 |
Plano de estudos_14 |
1º |
4,0 |
15 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
As tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em todas as dimensões da sociedade e a escola tem vindo a utilizá-las como instrumento ao serviço das aprendizagens dos alunos.
Também para os alunos com Necessidades Educativas Especiais existem Tecnologias Adaptadas (TA) que podem favorecer as aprendizagens e a inclusão destes alunos na escola e na sociedade.
Esta UC tem como objetivo promover o conhecimento sobre as TA, explorar as suas características e apoiar a utilização de tecnologias que melhorem o acesso à aprendizagem pelos alunos com necessidades educativas especiais.
São objetivos desta unidade curricular:
• Identificar as principais conclusões da investigação sobre o papel das TA no contexto educativo com alunos NEE.
• Compreender a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TA nas atividades de aprendizagem dos alunos.
• Conhecer diferentes perspetivas de utilização das TA na educação e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas, com vista a favorecer uma educação inclusiva.
• Conceber, planificar e analisar criticamente propostas de utilização das TA em contexto curricular.
• Compreender o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional, através de redes de comunicação e de comunidades de prática
Conteúdos programáticos
1 - Educação especial na era da informação
2 - As TIC e a educação especial
3 -Tecnologias de apoio para estudantes com NEE
4- Tecnologias de apoio para estudantes com NEE – domínio cognitivo
5- Tecnologias de apoio para estudantes com NEE – domínio motor
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC possui duas componentes: uma mais teórica, vocacionada para as questões de investigação e outra cujo foco é de atividades de sala de aula com as TIC e com software mais específico destinado a educação especial. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação nomeadamente quanto às metodologias apropriadas à utilização das TIC e das TA em educação especial, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional dos professores, por via da participação em comunidades de prática. A componente mais prática da UC procura que os alunos construam atividades educativas com base nos softwares trabalhados nas sessões e as discutam com os colegas procurando que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades.
Metodologias de ensino
Estratégias de gestão do programa:
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
• Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
• Atividades práticas envolvendo propostas de utilização de softwares específicos apropriados ao ensino especial.
• Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização educativa das TIC.
• Atividades colaborativas envolvendo debates temáticos e propostas de planificação de trabalhos com alunos com NEE através de uma plataforma de gestão de aprendizagem a distância.
Acompanhamento tutorial
A orientação tutória dos alunos funcionará de acordo com as questões emergentes dos trabalhos a realizar e será efetuado fundamentalmente a distância.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos. Algumas das discussões serão presenciais outras poderão decorrer a distância suportadas pela plataforma Moodle. Esta dinâmica permite que os alunos vivenciem uma pequena comunidade de prática cujo objetivo é a discussão temática com vista à produção de um trabalho teórico.
Nalgumas das aulas, os alunos construirão produtos exemplo, resultado de exploração guiada de softwares apropriados a alunos com NEE, discutindo em pequeno grupo as caraterísticas dessas TA. Deste modo os alunos terão oportunidade de preparar, desenvolver e criticar propostas educativas de utilização das TIC e das TA em contexto educativo e para alunos com NEE.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da UC deve ter em conta não só os trabalhos efetuados pelos alunos, como a sua participação nas sessões de formação.
Assim, devem ser valorizados os trabalhos práticos desenvolvidos e a participação nas sessões presenciais (50%), a elaboração de propostas de trabalhos com alunos NEE (25%) e o trabalho de reflexão teórico sobre utilizações educativas das Tecnologias de Apoio (25%).
Regime de assiduidade
De acordo com o regime de frequência e avaliação da instituição.
Bibliografia
Declaração de Salamanca
Consultado em 15 janeiro 2015
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/declaracao-salamanca.pdf
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Consultado em 20 dezembro 2014:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/normas_orientadoras_crtic.pdf
FREITAS, S. (2012). As TIC e os alunos com NEE: A perceção dos professores de educação especial de Viseu. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica Portuguesa
GONÇALVES, S. (2012). Ler e Escrever + com o software educativo. Comunicar com Símbolos. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Leiria- ESECS
Guia dos CRTIC e das tecnologias de apoio
Consultado em 20 dezembro 2014:
http://nonio.ese.ipsantarem.pt/crticsantarem/index.php/component/docman/doc_details/126-guia-dos-crtic-e-das-tecnologias-de-apoio
PEDROSO, J. V. (org). (2011). CADERNO SACAUSEF VIII.
Consultado em dezembro 2015
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/viii_genero_e_recursos_educativos.pdf
UNESCO. (2011). TIC Acessíveis e Ensino Personalizado para Alunos com Deficiências:
Um diálogo entre Educadores, Indústria, Governo e Sociedade Civil.
Disponível em http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/accessible_ict_students_disabilities_pt.pdf
Outros recursos
PIVIK J., MCCOMAS J. e LAFLAMME M. (2002). Barriers and Facilitators to
Inclusive Education. In: Exceptional Children Vol. 69, No. 1, pp. 97-107
Consultado em 15 janeiro 2015
https://www.questia.com/library/p367/exceptional-children/i3044267/vol-69-no-1-fall
COLEMAN-MARTIN, MARI BETH e outros. (2005). Using Computer-Assisted Instruction and the Nonverbal Reading Approach to Teach Word Identification. In: Focus On Autism and Other Developmental Disabilities, Volume 20, Number 2, Summer 2005, pp. 80-90
Consultado em 15 janeiro 2015
http://foa.sagepub.com/content/20/2.toc
D.L. nº 54/2018, 6 junho
Regime jurídico da Educação Inclusiva
https://dre.pt/home/-/dre/115652961/details/maximized
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