Início > Notícias > O trabalho em equipa: relações de cooperação entre educadores de infância e auxiliares de ação educativa

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Cantante, M. C. S. (2018). O trabalho em equipa: relações de cooperação entre educadores de infância e auxiliares de ação educativa. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da Professora Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira.

Este Relatório de Estágio tem como tema o Trabalho em Equipa, abordado naturalmente no contexto em que estou a formar-me, a Educação de Infância. Trata-se de uma investigação elaborada a partir da articulação entre os fundamentos teóricos que estudei, as realidades que encontrei nos estágios e, claro, a minha subjetividade, assente naquilo que sou enquanto pessoa e nas minhas experiências profissionais anteriores. Guiada pelo paradigma interpretativo, a metodologia qualitativa e baseada na investigação-ação, procurei conhecer as equipas onde estive integrada e com as quais trabalhei, perceber como interagiam e funcionavam. Privilegiei como técnicas de recolha de dados, a observação participante e não participante, as notas de campo, os inquéritos por questionário e a análise documental. Foram estas técnicas que me permitiram compreender o trabalho em equipa e fazer as propostas de intervenção. Neste âmbito, esta investigação procura compreender a importância do trabalho em equipa e de cada membro elemento desenvolvimento do trabalho pedagógico de sala, para idealizar uma forma de melhorar a sua dinâmica e comunicação em equipa, com o objetivo de alicerçar um trabalho reflexivo, honesto, fundamentado e coerente, assente em princípios pedagógicos comuns a todos e com a mesma finalidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento holístico e aprendizagem das crianças.

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/25521

Página gerada em: 2024-04-23 às 09:22:29