Início > Notícias > Práticas de letramento matemático nos anos iniciais

Práticas de letramento matemático nos anos iniciais

Experiências, saberes e formação docente

Nacarato, A. M., Freitas, A. P., Anjos, D. D., & Moretto, M. (Orgs.). (2018). Práticas de letramento matemático nos anos iniciais: experiências, saberes e formação docente. Campinas: Mercado de Letras.

"Tendo como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de quatro anos desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, no período de 2013 a 2017, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba em São Paulo, a pesquisa investigou, por meio de um trabalho compartilhado com professores da rede pública de educação básica, as práticas de letramentos escolares, mais especificamente, o letramento matemático, bem como as práticas de formação docente de professores que ensinam matemática.
O projeto foi intitulado "Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente" e teve como foco as práticas de letramento matemático das crianças e das professoras do ciclo de alfabetização, na perspectiva histórico-cultural. Nesse período, o grupo estudou, elaborou tarefas para a sala de aula, analisou edições da Provinha Brasil; as professoras sistematizaram suas práticas em narrativas que foram discutidas e compartilhadas no grupo, participaram de eventos da área, produziram artigos e capítulos de livros e colaboraram na produção do Caderno 1, "Organização do trabalho pedagógico", do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de matemática do Pacto Nacional, com narrativas de suas práticas. Os capítulos do presente livro retratam o movimento vivido pelo grupo, por nós denominado grupo OBEDUC."