Início > Notícias > Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infância

Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infância

Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Inácio, J. S. M. (2019). Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infância. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

Relatório da componente de investigação do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob a orientação da professora Ana Francisca da Silva Moura.

"O presente Relatório do Projeto de Investigação surge no culminar de um ciclo- o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Como tal, apresento um estudo transversal aos contextos onde foram concretizados, ao longo dos dois anos de mestrado, os estágios em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo centra-se no educuidar e nas relações de afetividade entre a equipa pedagógica e as crianças em contexto de Creche e Jardim-de-Infância. Este estudo tem como objetivos refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que potenciem o educuidar em contexto de creche e jardim-de-infância, compreender e interpretar de que forma as educadoras promovem o educuidar nas suas práticas pedagógicas, enquanto prática que se funde na relação entre educar e cuidar, tendo como princípio os afetos, o respeito, as interações e um olhar centrado nas crianças e no que nos manifestam. A investigação em curso surgiu das observações e intervenções realizadas nos dois momentos de estágio, mais concretamente numa creche e num jardim-de-infância. A metodologia em que se enquadra o estudo apresentado insere-se no paradigma de natureza interpretativo, orientado por uma investigação qualitativa e que tem por base a abordagem da investigação-ação. Com o intuito de analisar, interpretar e refletir acerca das observações e intervenções realizadas, baseei-me e apoiei-me em notas de campo, registo fotográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes e reflexões pessoais. O projeto permitiu aprofundar os conhecimentos acerca da prática pedagógica do educuidar, considerando-a determinante para o desenvolvimento das crianças, a vários níveis. O educuidar pressupõe a conciliação entre a componente de educar e a componente de cuidar, valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/29880

Página gerada em: 2024-03-28 às 14:37:39