Início > Notícias > Escola Superior de Educação promove

Escola Superior de Educação promove

Duas comitivas brasileiras em visita a Setúbal

Refª.: 11/2008
29 de Abril de 2008

Durante o próximo mês de Maio a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) vai receber nas suas instalações duas comitivas oriundas do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Aproveitando a passagem pelo continente destes dois grupos culturais em trânsito para os Açores, onde participarão no V Encontro de Lusofonia e Açorianidade, que decorrerá no início de Maio, o Conselho Directivo da ESE de Setúbal promove Os Dias do Estado de Santa Catarina.

As Delegações Catarinenses - a Academia de Letras de Biguaçu e o Grupo Gira-Teatro - num total de 18 pessoas, expressaram o forte desejo em dinamizar na Escola Superior de Educação e na Cidade de Setúbal algumas actividades para divulgação da sua história e cultura.

A Academia de Letras de Biguaçu estará em Setúbal nos dias 5 e 6 de Maio, dinamizando uma mostra do Estado e das Culturas de Santa Catarina (Brasil) nas instalações da ESE, entre vários eventos que incluem uma sessão inaugural na ESE, sendo recebidos pela Presidente da Câmara Municipal de Setúbal nos Paços do Concelho.

Já nos dias 13 a 15 de Maio a segunda comitiva brasileira constituída pelo Grupo Gira-Teatro estará na ESE para dinamizar workshops de dança de salão e de música, com entrada livre. Destaca-se ainda o concerto de piano por Marco Montandon no dia 13 de Maio no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal. No dia seguinte terá lugar a apresentação da peça de teatro 'Eus e Nós' nas instalações do Inatel.

O Estado de Santa Catarina foi durante longos anos dirigido por oficiais portugueses continentais e a partir de meados do século XVIII sofreu uma acentuada colonização portuguesa, sobretudo açoriana e madeirense. Todavia, hoje, Portugal Continental pouco conhece da realidade de Santa Catarina e pouco sabe do carinho e do respeito que os seus descendentes dedicam às suas origens lusitanas. Reforçar os laços comuns entre Portugal e o Brasil é dar corpo ao que alguns já apelidaram de (re)surgimento de um novo mundo luso-tropical, criado pelos Descobrimentos.

A visita da Delegação Catarinense também pretende contribuir para estabelecer contactos para futuros intercâmbios institucionais nos âmbitos da Educação, da Cultura e das Artes, e em especial com instituições do ensino superior, escolas, museus e Câmaras Municipais. O contacto com o conjunto do tecido social também poderá potenciar algumas futuras parcerias entre empresas privadas, procurando abrir caminhos para futuras realizações no âmbito do turismo, da indústria e do comércio.

O evento conta com o apoio de instituições oficiais e da sociedade civil.

Página gerada em: 2024-04-19 às 05:58:53