Início > Notícias > Apresentação de livro de Albérico Afonso - "F.P.A. A fábrica leccionada. Aventuras dos Tecnocatólicos no Ministério das Corporações"

"F.P.A. A fábrica leccionada. Aventuras dos Tecnocatólicos no Ministério das Corporações" no Museu do Trabalho em Setúbal"

Refª.: 20/2008
10 de Outubro de 2008

Albérico Afonso estará presente no Museu do Trabalho em Setúbal no próximo dia 17 de Outubro pelas 18h00 para apresentar o seu livro intitulado «F.P.A. A fábrica leccionada. Aventuras dos Tecnocatólicos no Ministério das Corporações", sendo o comentário ao livro feito pelo Professor Fernando Rosas.

Este livro tem como objectivo o estudo de uma formação profissional específica, a Formação Profissional Acelerada (FPA), que teve como contexto o Portugal dos anos 60.

Esses anos em que a sombra da tarde caía já sobre o regime, assistiram a um processo de industrialização que necessitava de uma mão-de-obra com a destreza e formação suficientes para responder ao desafio da nova tecnologia, afinada e fordista, propulsora de uma outra produtividade.

Albérico Afonso Costa Alho é historiador e professor na Escola Superior de Educação de Setúbal. Tem participado e coordenado diversos trabalhos de natureza científica e pedagógica no âmbito do Ensino Superior Politécnico, tendo livros publicados e colaborado em revistas da área da história, formação de professores e formação profissional. É investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. (Fonte: ALHO, Abérico Afonso Costa - F.P.A. A fábrica leccionada:Aventuras dos Tecnocatólicos no Ministério das Corporações. Porto: Profedições, Lda. / Jornal a Página, 2008. 414 p. ISBN 978-972-8562-55-7)

Página gerada em: 2024-03-29 às 14:42:47