Início > Notícias > O Congresso Republicano de Setúbal

O Congresso Republicano de Setúbal

O Republicanismo entre a revolução e a ordem

Refª.: 8/2009
08 de Abril de 2009

Integrado nas comemorações que visam assinalar o Centenário da República no Distrito de Setúbal, irá decorrer no dia 18 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, o Colóquio - O Congresso Republicano de Setúbal - "O Republicanismo entre a revolução e a ordem".

Setúbal antecipou a Implantação da República e desempenhou um papel político fundamental na instauração do regime republicano, agindo logo a 4 de Outubro de 1910, tal como outras cidades do distrito, como se a Revolução já estivesse em curso.

Do mesmo modo, também a escolha da cidade de Setúbal para a realização do Congresso Republicano em 23, 24 e 25 de Abril de 1909, que decidiu a via insurreccional para implantar a República, representa outro marco histórico que justifica a evocação desta efeméride por parte da cidade e do distrito.

Considerando o significado desses acontecimentos, e passado que foi um século sobre o contributo dado pela cidade de Setúbal, e pelos concelhos que constituem hoje o distrito à implantação da República, é de toda a justiça que agora honremos localmente essa memória, associando-nos às comemorações que terão lugar por todo o país. Por essa razão a Escola Superior de Educação de Setúbal, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o Centro de Estudos Bocageanos e o Centro Cultural Emmérico Nunes unem-se para comemorar os 100 da Implantação da República.

O Colóquio O Congresso Republicano de Setúbal pretende permitir a discussão e a reflexão sobre o Partido Republicano Português, as diferentes estratégias políticas do mesmo, bem como a cultura política do movimento republicano.

Página gerada em: 2024-03-28 às 21:32:06