Início > Notícias > 10 X 10: ensaios entre arte e educação

10 X 10: ensaios entre arte e educação

Gulbenkian Descobrir

Assis, M. de, Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (2017). 10 X 10: ensaios entre arte e educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

"[...] Esta publicação representa o resultado do processo de ação/investigação que o projeto 10 × 10, promovido pelo Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, pôs em curso ao longo de quatro edições. Os resultados apurados vêm corroborar as necessidades e as prioridades já identificadas por outros projetos. O que se produziu de novo no âmbito do 10 × 10 foi um corpo de pequenas ações pedagógicas, designadas micropedagogias, que aqui se partilham com o objetivo de ajudar os professores interessados em repensar as suas práticas letivas. Nesse sentido, a presente publicação pretende ser uma espécie de manual, ou seja, um instrumento de trabalho útil, com ideias concretas que qualquer um pode utilizar como fonte de inspiração, mas que, ao mesmo tempo, se demarca da ideia de manual como receituário de aplicação cega e direta."

Texto integral da publicação - https://gulbenkian.pt/descobrir/wp-content/uploads/sites/16/2016/04/10x10_EnsaiosentreArteeEducacao.pdf

Damos destaque a dois capítulos da co-autoria da Ana Luísa Oliveira Pires (Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal):
  • "Teorizando espaços entre arte e educação: génese e desenvolvimento do projeto de investigação" da autoria de Ana Luísa Oliveira Pires (Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), Elisabete Xavier Gomes e Teresa N. R. Gonçalves. Pp. 240-257
"[...] Neste capítulo, apresentamos os principais posicionamentos e pressupostos teóricos a partir dos quais a investigação foi desenvolvida, bem como a metodologia e uma síntese das suas principais conclusões, remetendo para o próximo capítulo a análise mais aprofundada de um conjunto de dimensões que se pretende destacar."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/18004
  • "Interrupções e (re)invenções: interromper automatismos e (re)inventar (tecnologias de) a educação escolar da autoria de Elisabete Xavier Gomes, Ana Luísa Oliveira Pires (Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) e Teresa N. R. Gonçalves. Pp. 258-284
"Análise das experiências de interação entre artistas e professores, entre processos de trabalho artísticos e pedagógicos, proporcionada pelo programa 10× 10 da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), permitiu vislumbrar modos de fazer que se concentram mais nos exercícios do que nos produtos, mais nos processos de ensino-aprendizagem do que nos efetivos resultados de aprendizagem alcançados, medidos em testes e classificações finais."

Texto integral no RCIPS - http://hdl.handle.net/10400.26/18005

Página gerada em: 2024-03-29 às 13:38:57