Perguntas Frequentes - Serviço Académico
Candidaturas
Quais as condições de acesso aos cursos da ESE?
Para consultar as condições de acesso aos cursos de licenciatura, clique no curso pretendido:
Os cursos de Mestrado e de Pós-graduação estão sujeitos à abertura de concursos de candidatura em datas a definir pelos Órgãos competentes. A abertura das candidaturas é divulgada no site da ESE.
Fiz a prova dos +23 noutra escola do país. Posso candidatar-me a um curso da ESE?
Segundo o Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a
capacidade para a frequência dos cursos superiores do Instituto Politécnico de Setúbal dos maiores de 23 anos, só se aceitam a concurso os candidatos que tenham efetuado a prova na escola do IPS na qual existem os cursos a que se pretendem candidatar.
Fiquei aprovado(a) nas provas de acesso no concurso +23, a colocação é automática?
Não, os candidatos aprovados nas provas de acesso, deverão caso queiram, apresentar candidatura através dos Concursos Especiais. Este concurso ocorre normalmente durante o mês de Agosto. Após a saída do edital dos concursos especiais, o candidato colocado deverá realizar matrícula dentro do prazo estipulado (Consultar calendário oficial que está disponível no site da escola).
Quero candidatar-me a Mudança de Curso ou Transferência. Como e quando o posso fazer?
Todos os anos é publicado, no site da ESE, o calendário oficial para estes concursos. Normalmente ocorre durante o mês de Agosto. No entanto, a Escola pode aceitar requerimentos de mudança de curso,
transferência e reingresso em qualquer momento do ano letivo sempre que o
Conselho Científico entenda existirem ou poder criar condições de
integração dos requerentes nos cursos em causa, carecendo a decisão da
homologação do Presidente do IPS (
Regulamento dos concursos de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso do IPS).
A ESE tem cursos em regime Pós-Laboral?
A ESE de Setúbal só tem cursos em regime diurno.
Gostaria de frequentar disciplinas isoladas. Como me inscrevo e quanto tenho de pagar?
Deverá fazer
requerimento à Direcção indicando as UC que pretende frequentar, o valor a pagar será de acordo com o ponto 9.2 e 9.3 da
tabela de emolumentos.
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Documentos
Como posso obter documentos, sem me deslocar à ESE?
Deverá
preencher o impresso e enviá-lo para o email: sacademico@ese.ips.pt. Na resposta o serviço académico da ESE indicará qual o valor do emolumento correspondente ao documento a solicitar (vide
tabela de emolumentos), bem como a forma de pagamento. Se pretende receber o documento por correio, acresce o valor de 7,5 euros para despesas de portes e envio.
Documentos possíveis:
Certidão de Conclusão de Curso (Licenciatura, Bacharelato), com discriminação das classificações obtidas |
Certidões + Cartas de Curso/Diplomas Requeridos em Simultâneo |
2.ª via de certidão de conclusão de curso |
Certidão/declaração de matrícula |
Certidão/declaração de inscrição ou frequência |
Certidão narrativa ou de teor (certificado de habilitações, sem média final) |
Certidão em Inglês (valor a acrescer à certidão respetiva) |
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Exames
Estou inscrito no último ano do curso, no presente ano letivo (p.ex. 2009/2010). Posso inscrever-me no exame de Época Especial (Dezembro/2009)?
Não. De acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação (art.º 18º), o exame da Época Especial é destinado exclusivamente a alunos que no ano letivo transato tenham sido finalistas e a quem falte, no máximo, 4 UC para concluir o curso.
É necessário inscrever-me para a realização de exames?
Época Normal
A inscrição em todas as épocas normais (final do 1º Semestre - Fevereiro; final do 2º semestre - Julho) é realizada automaticamente pelo sistema, pelo que todos os estudantes que não tenham obtido aproveitamento em período de avaliação contínua numa UC ficarão automaticamente inscritos para exame dessa mesma UC.
Antecipação de Exame
Para efeitos de conclusão de curso, qualquer estudante poderá requerer e realizar exames nesta época em UC de 1º Semestre. A realização destes Exames exige a inscrição junto dos serviços académicos da nossa Escola.
Melhoria de Nota
A realização de Exames de Melhoria de Nota exige a inscrição junto dos serviços académicos da nossa Escola.
Época de Recurso e Especial
A realização de Exames de Recurso (Setembro) e Época Especial (Dezembro) exige a inscrição junto dos serviços académicos da nossa Escola.
Quais as datas de inscrição e realização dos exames?
Consulte o Calendário de Afixação de Notas e Exames disponível na página do Calendário académico.
Qual o valor a pagar pela inscrição nos exames?
Como posso fazer a inscrição nos exames sem me deslocar à ESE?
Deve preencher o modelo de
Requerimento de Exames e enviá-lo por correio acompanhado de cheque endereçado ao “Instituto Politécnico de Setúbal” no valor do emolumento correspondente ao exame a realizar.
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Regalias
Como posso pedir o Estatuto Trabalhador/Estudante e quais são as regalias?
Deverá
preencher o impresso, juntar a declaração da entidade patronal e declaração da Segurança Social posteriormente entregar na ESE ou enviar pelo correio.
Como posso pedir o Estatuto Pai/Mãe Estudante e quais são as regalias?
Deverá
preencher o impresso, juntar cópia do registo de Nascimento ou cópia do Cartão Único do filho(a).
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