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Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Sigla: MEMCN
Grau: Mestrado
Início: 2022/2023
Coordenador: Maria de Fátima Mendes
Descrição:

O Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico tem como principal finalidade a formação de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, alterado pelos Decretos-Leis n.º 176/2014, de 14 de dezembro, e n.º 16/2018, de 7 de março). A obtenção do grau académico conferido por este curso de Mestrado está dependente da realização de 120 ECTS, organizados em quatro semestres letivos.

Objetivos:

  • Proporcionar um conhecimento profissional sólido, nas dimensões científica, pedagógica e didática, que permita planear e concretizar práticas de qualidade enquanto docentes do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo.
  • Promover a compreensão alargada dos saberes que integram os documentos legais que definem o currículo prescrito para o 1.º e 2.º ciclos, incluindo a sua articulação vertical e horizontal.
  • Facultar conhecimento sobre recursos de qualidade para apoiar a realização de experiências de desenvolvimento curricular nas várias áreas de ação dos estudantes.
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo, de investigação e de reflexão sobre as práticas numa perspetiva de melhoria contínua.
  • Fomentar o desenvolvimento de uma atitude positiva face à profissão docente, incluindo a autoconfiança nas próprias capacidades como professor e a criação de expectativas elevadas sobre o que os alunos podem aprender.

Coordenação: Maria de Fátima Mendes

Avaliação

A avaliação das aprendizagens terá lugar em todas as unidades curriculares através de uma metodologia variada (portefólios trabalhos escritos, testes ou outros instrumentos), tal como definido nos programas de cada unidade curricular e de acordo com as Normas Regulamentares do Mestrado.

A classificação final do curso é obtida nos termos do Artigo 17º das Normas Regulamentares do Mestrado

Candidaturas

São admitidos, como candidatos à inscrição, aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

  • Sejam titulares de Licenciatura em Educação Básica (artigo 18.º, ponto 2 do decreto-lei 79/2014 de 14 de maio).
  • Tenham aprovação numa prova específica de língua portuguesa.

Todos os estudantes inscritos na Licenciatura em Educação Básica da ESE/IPS e que satisfaçam as condições definidas no artigo 18.º, ponto 2 do decreto-lei 79/2014 de 14 de maio, têm acesso assegurado ao 2.º ciclo num dos domínios de habilitação para a docência lecionados nesta Escola Superior de Educação.

Horário

As aulas realizam-se de acordo com o calendário académico definido, anualmente, pelo Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Critérios de selecção de candidatos

Os candidatos serão seriados de acordo com os seguintes critérios:

- média final obtida na Licenciatura em Educação Básica;

- em caso de igualdade de circunstâncias, proceder-se-á a uma seriação que terá em conta a média ponderada obtida nas unidades curriculares de Prática Pedagógica.

Informações:

Plano de Estudos: Despacho n.º 3620/2022 de 25 de março (DR n.º 60, II série, parte E)

Acreditação A3ES

Regime de Precedências: Não Aplicável



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