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Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Adequado
Data de Homologação: 2022-05-09
Sigla: MEPAI
Grau: Mestrado
Início: 2022/2023
Descrição:

O Mestrado Educação, Práticas Artísticas e Inclusão é uma oferta formativa de caráter transversal, que está organizado para dar resposta à necessidade de formar profissionais qualificados para intervir nas realidades sociais, culturais e artísticas da região, através de um perfil profissional polivalente com competências para compreender, concetualizar, agir, investigar, operacionalizar projetos educativos para populações de diversas faixas etárias e em diferentes equipamentos de natureza social, cultural e artística.

Objetivos:

O Mestrado assume-se como uma oferta formativa inovadora, de conhecimento interdisciplinar, para a compreensão profunda e dinâmica das relações entre educação, desenvolvimento, artes e inclusão. Tem como objetivos promover:

- A compreensão das interdependências entre Educação e Desenvolvimento na Sociedade Contemporânea;
- A participação cívica e comunitária, pelo conhecimento e usufruto das ofertas artísticas e culturais;
- A construção de projetos de natureza artística e cultural com escolas, organizações sociais e outras entidades, envolvendo equipamentos da comunidade;
- O desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade como instrumentos fundamentais para a compreensão e construção do mundo;
- O desenvolvimento de projetos / dinâmicas educativas inclusivas e intergeracionais, mobilizando práticas artísticas e pedagógicas;
- A construção de projetos de investigação/intervenção com vista a desenvolver comunidades profissionais, cívicas e de aprendizagem de natureza transdisciplinar.

Coordenação:

Avaliação

A avaliação das aprendizagens terá lugar em todas as unidades curriculares através de metodologias diversificadas, articuladas, e orientadas predominantemente para a avaliação contínua dos estudantes, como por exemplo trabalhos individuais e em grupo, debates, roleplay, elaboração de textos reflexivos em formato de artigo e/ou comunicação, criação e apresentação de produções artísticas integradoras, criação e apresentação de atividades de animação, casos de estudo, etc., tal como definido nos programas de cada unidade curricular.

Candidaturas

As candidaturas são efetuadas exclusivamente online em www.ips.pt e devem ser efetuadas nos prazos definidos neste Edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:

  • Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência Permanente) ou a Minuta com dados de identificação;
  • Cópia do Cartão de Contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com dados de identificação;
  • Minuta de candidatura/inscrição paga por empresa, se aplicável;
  • Comprovativo de licenciatura e/ou habilitação profissional;
  • Certidões ou certificados que comprovem a classificação, cargas horárias ou créditos, áreas científicas das disciplinas ou unidades curriculares realizadas, bem como os respetivos planos de estudos;
  • CV de acordo com o modelo europeu;
  • Comprovativos ou declarações da experiência profissional indicada no CV;
  • Carta de Motivações para a frequência do curso de mestrado.

Horário

As aulas realizar-se-ão às quintas e sextas feiras (18.00-20.00h) e aos sábados (9.30h-13.00h e 14.00-17.00h).
Uma parte das aulas de natureza teórica, teórico-prática e seminários funcionarão a distância (atividade síncrona), até ao limite de 50%.
Algumas sessões poderão ser realizadas em espaços/equipamentos artísticos e culturais das regiões de Setúbal e Lisboa.

Critérios de selecção de candidatos

  1. Todos os candidatos que satisfaçam as regras sobre admissão definidas no ponto 3 deste Edital podem aceder ao mestrado.
  2. Sem prejuízo do estabelecido no ponto anterior, os candidatos serão seriados, de acordo com os seguintes critérios:
    • Média final obtida na Licenciatura e/ou habilitação profissional (40%);
    • Experiência profissional/voluntariado/outra nas áreas do mestrado (40%);
    • Motivação para a frequência do curso, expressa numa carta de motivações entregue no momento da candidatura (20%)
    • Em caso de igualdade de circunstâncias, a seriação será feita mediante a aplicação de um critério de desempate considerando a proximidade geográfica e de acordo com o despacho nº 123/2021 do Presidente do IPS.

Poderão ser efetuadas entrevistas aos/às candidatos/as, presenciais ou à distância, para clarificar aspetos motivacionais da candidatura ou dos currículos académicos, científicos ou profissionais.
O resultado da aplicação dos critérios e a lista de ordenação dos candidatos será submetida a aprovação pelo Conselho Técnico-Científico da ESE/IPS e homologada pelo Presidente do IPS.


Informações:

Plano de Estudos: Despacho nº 6635/2022 de 25 de maio (DR nº 101 - Série II)

Acreditação A3ES

Regime de Precedências: Não Aplicável



Diplomas

  • Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão

Planos de Estudo

Opções
Alunos
Página gerada em: 2022-10-02 às 13:10:34