This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Pós-graduações > PGISPA
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Pós-Graduação Intervenção Social e Práticas Artísticas

Sigla: PGISPA
Início: 2018/2019
Descrição:

Equipa de Coordenação:

Nos diferentes tipos de problemáticas relacionadas com a intervenção social, e em particular nos processos de inclusão de grupos socialmente vulneráveis e/ou desfavorecidos, as artes e as práticas artísticas têm-se revelado como um instrumento importante na reconfiguração identitária e social, reforçando a resiliência, o empoderamento e a capacidade de mudança.Com esta proposta procura-se, através da interligação entre áreas científicas e artísticas diferenciadas o:

  1. Apoio às populações mais vulneráveis e à coesão e desenvolvimento social das comunidade(s)
  2. Desenvolvimento pessoal ao nível das competências relacionais, comunicativas e criativas.
  3. Alargamento, aprofundamento e diversificação de campos de acção profissional na área social, cultural e educacional, mobilizando as práticas artísticas

O seu objectivo é proporcionar uma formação direccionada para:

  1. A intervenção artística promotora da inclusão das populações mais frágeis e vulneráveis
  2. A ligação das práticas artísticas às áreas de desenvolvimento humano e social propiciadoras de satisfação e bem estar
  3. A ligação das práticas artísticas ao desenvolvimento dos profissionais e organizações com intervenção nas áreas social, cultural e educativa (a)
  4. A estimulação da participação cívica e comunitária utilizando as artes como forma de coesão social
  5. A promoção das práticas artísticas como instrumentos privilegiados de comunicação, expressão pessoal e promoção da criatividade.
  6. A investigação de processos e práticas artísticas ligadas à coesão social e participação comunitária.

Destinatários: Trata-se de um aprofundamento da formação para quem tenha realizado formação e/ou trabalhe nas áreas sociais, educativas, culturais e/ou artísticas. O seu plano de formação inclui uma perspectiva inovadora que interliga várias áreas científicas e proporciona o trabalho em projecto, considerando-o o que se adequará à intervenção de profissionais e/ou futuros profissionais no terreno.

Condições de admissão:
Licenciados em Artes, Animação Sociocultural, Educação Social, Educação, Ciências Sociais, Humanidades. Educadores e professores de qualquer área de ensino, especialmente os que estão em funções relacionadas com as atividades de enriquecimento curricular, relação com pais e com a comunidade. Não licenciados com exercício profissional e currículo significativo nas áreas artísticas, educativas, de intervenção social e/ou da saúde.

Registo de acreditação: a indicar após acreditação.

Número de créditos: 60.


Informações:

O curso confere diploma de Pós Graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) equivalente a 60 ETCS.

Para os professores/educadores com cinco anos de serviço docente poderá vir a conferir um diploma de curso de Formação Especializada na área de especialização de "Animação sociocultural, visando qualificar para o exercício de funções de animação comunitária e de formação permanente, designadamente no âmbito do ensino recorrente de adultos" (a aguardar acreditação que permita esse reconhecimento).



Diplomas

  • Pós Graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas

Planos de Estudo

Opções
Alunos
Últimas Notícias
3ª fase candidaturas Pós-Graduações na ESE/IPS - 2019/2020
Concursos para Professor Adjunto | ESE/IPS
Página gerada em: 2019-09-21 às 09:47:21