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Pós-Graduação em "Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor"

Sigla: PG_EE
Início: 2014/2015
Coordenador: Luísa Ramos de Carvalho
Descrição: No contexto social contemporâneo as instituições educativas veem-se confrontadas com uma crescente necessidade de gerir novos saberes e novas práticas para questionar as suas práticas de acordo com as caraterísticas de alunos, professores e comunidades envolventes. Neste contexto urge proporcionar aos professores/educadores a aquisição de um conjunto de competências profissionais renovadas para enfrentarem estas novas problemáticas e para poderem contribuir para a transformação dos modelos tradicionais de intervenção e de construção das práticas e políticas educativas. Para tal é fundamental uma formação especializada e contínua que seja adequada aos desafios profissionais e, de um modo mais abrangente, aos desafios coletivos. A organização escolar e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, permitindo responder às necessidades educativas dos alunos.

De facto, acordou-se na Declaração de Salamanca que as escolas devem ajustar-se "a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras, [incluindo] crianças com deficiência ou sobredotadas, crianças da rua ou crianças que trabalham, crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos e marginais". Estas orientações que os estados signatários se comprometeram seguir colocam uma série de diferentes desafios aos sistemas educativos.

Lê-se ainda na Declaração: "[...] para que a possibilidade de sucesso nas escolas regulares se possa concretizar estas devem adequar-se às crianças e jovens com NEE, através duma pedagogia neles centrada e capaz de ir ao encontro dessas necessidades". Prosseguindo, o texto desta declaração acrescenta também que "cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias".

Concomitantemente é prescrito que "os sistemas de educação devem ser planeados e os programas devem ser implementados tendo em vista a vasta diversidade destas características e necessidades".

Nesta perspetiva, a educação inclusiva rompe com os valores da escola tradicional, com o conceito de desenvolvimento curricular único, com o conceito de aluno-padrão. Segundo esta nova conceção, urge depositar nos professores a esperança da Inclusão. O curso está direcionado para que os formandos possam desenvolver saberes e competências necessários para a identificação tanto das barreiras quanto das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procurando garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Pretende-se que os formandos possam refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento de alunos com dificuldades especificamente ligadas ao domínio cognitivo e motor, assim como, intervir de uma forma mais efetiva e criteriosa, tendo por base uma perspetiva centrada nas acomodações curriculares e nas adaptações curriculares significativas e não-significativas. Face a estes objetivos, enunciam-se as seguintes competências que se articulam com as competências expressas no Despacho Conjunto nº 198/99 de 15 de fevereiro, determinando que os professores de Educação Especial deveriam reunir um conjunto de saberes e competências para o seu exercício profissional: análise critica, intervenção, formação, supervisão e avaliação.

A ESE de Setúbal foi pioneira em Portugal a introduzir, desde o seu primeiro ano de funcionamento, em todos os planos de estudo das formações iniciais e complementares de docentes uma disciplina de Necessidades Educativas Especiais. Estas circunstâncias colocam esta escola numa posição privilegiada relativamente à docência desta Pós-Graduação. Em contexto de pandemia dedica uma atenção especial à qualidade do Ensino à Distância e investe na possibilidade de aulas presenciais e presenciais com streaming.



Curso acreditado anualmente, desde a primeira edição, como formação especializada em domínio cognitivo e motor na área da educação especial.
Registo de acreditação da 1.ª edição: CCPFC/CFE-2927/14, número de créditos: 10.

Informações: Para mais informações ou resposta a uma dificuldade contactar a Coordenadora da Pós Graduação através do mail luisa.carvalho@ese.ips.pt

Diplomas

  • Pós-Graduação em "Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor"

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