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Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2007/2008 - 1S

Código: CS10005    Sigla: CEMP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Secção: zComunicação

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 53 Plano de Estudos 5,0 61 135,0

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,5

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,50
Alcina Dourado   2,50


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

1. Introdução

Independentemente da profissão que cada aluno possa vir a exercer, é fundamental que quer os futuros jornalistas, quer os técnicos de comunicação empresarial encarem as organizações como uma estrutura viva na qual se integram e para a qual contribuem com as suas competências, independentemente dos objectivos que as instituições persigam.
Para tal é forçoso conhecer os seus elementos básicos, expectativas, funcionamento enquadrando a sua actividade em contextos globais relacionados com a actual sociedade de consumo de produtos e imagens.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os seus conhecimentos no domínio empresarial, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Pretende igualmente munir os alunos dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de actividades específicas em marketing.

2. Competências a desenvolver

Gerais
Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo actual; revela conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico.
Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional; mobiliza dados da literatura científica e técnica nos contextos académico e profissional.
Comunicação Social
Mobiliza conhecimentos técnicos na área da comunicação empresarial em organizações com e sem fins lucrativos:
 Compreende as funções que a Comunicação Empresarial desempenha nas organizações.
 Revela conhecimentos sobre esta actividade e sobre as características das suas diferentes fases de desenvolvimento.
 Conhece as técnicas de Comunicação Empresarial e compreende as condições da sua utilização.
 Identifica e caracteriza os diversos intervenientes nestas actividades.
 Projecta a aplicação das técnicas de Comunicação Empresarial adequando-as aos contextos organizacionais.

5. Aprendizagens esperadas

No final os alunos deverão ser capazes de dominar os conceitos e dinâmicas estudadas ao ponto de se autonomizarem na sua aplicação, nomeadamente no que diz respeito às disciplinas de comunicação empresarial; aplicarem os conhecimentos adquiridos em contextos, simulados ou não, incluindo produção de textos entre outros materiais, sendo capazes de corresponder às actividades solicitadas no domínio em questão.

Programa

3. Temas e conteúdos

MÓDULO I
Introdução à Empresa, Planeamento Estratégico e de Marketing
1- O que (não) são empresas
1.1- Requisitos legais e tipos de empresas
1.2- O sector empresarial e o mercado
1.3- Conceitos básicos de gestão
1.4- A organização do trabalho na indústria moderna
1.5- O papel dos Recursos Humanos

2- O Planeamento Estratégico
2.1- Do Diagnóstico à Estratégia
2.2- Ferramentas Estratégicas – Posicionamento e Movimento
2.3- Visão e Missão
2.4- Cultura e Identidade
2.5- Elementos básicos da Imagem
2.6- Construção de Imagem – Prisma de Identidade
2.7- Gestão da Marca – Modelo BRF
2.8- Mensagem – Slogan, Eixo, Posicionamento, Promessa, Benefício, Reason Why, Tom e Estilo
2.9- Marketing e Comunicação

MÓDULO II
Introdução às disciplinas de Comunicação Empresarial

1- A Comunicação Global, interna e externa
1.1- Quem é o comunicador empresarial? Comunicação empresarial: ciência, disciplina, técnica, arte?
1.2- Organização interna da informação
1.3- O Comportamento do consumidor
1.4- Públicos Organizacionais – StakeHolders e ShareHolders
1.5- Suportes comunicacionais
1.6- O Plano de Comunicação

2- Da teoria à acção
2.1- Comunicação Above-the-Line – Publicidade (Comercial, Institucional e Social)
2.2- Comunicação Below-the-Line – Marketing Directo, Promoções e Merchandising, Feiras e Eventos, Patrocínio e Mecenato, Relações Públicas, E-Marketing Communication
2.3- “Outras" formas de comunicar com os públicos (New Media, Lobbying, Publicity, … )
3.4- Limites éticos e legais em comunicação empresarial


Métodos de Ensino

4 . Estratégias e Metodologias de trabalho
4.1 Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por módulos sendo que o 1º será dedicado à Introdução à Empresa, Planeamento Estratégico e de Marketing e o 2º dedicado à Introdução às Disciplinas de Comunicação Empresarial.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos activos e diversificados, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso, implicando:
a) leitura, análise e discussão de textos;
b) realização de simulações e role-playing;
c) elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos;
d) apresentação e discussão de trabalhos.

Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa.
Apresentação dos resultados das diferentes actividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint).
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respectivas ferramentas de comunicação como os foruns e o email.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente.
Durante o período coincidente com Estágios ou momentos de prática que impossibilitem a realização de sessões lectivas presenciais, as actividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.

4.2 Acompanhamento tutorial

O docente estará presente em três modelos possíveis:
a) em sessões presenciais, de acordo com o calendário lectivo, sendo fixado e tornado público no gabinete do Departamento de Comunicação e na plataforma de ensino a distância durante os primeiros quinze dias de cada semestre lectivo.
b) através de marcação de reunião de acompanhamento solicitada pelo aluno ou grupo de alunos em horário e local convenientes para todos os envolvidos;
c) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens e emails. Será divulgado na própria plataforma de acordo com o tipo de actividades a realizar ao longo do ano lectivo.

A sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para apoiar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação sumativa e da realização do trabalho de grupo, entre outras actividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas.

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
a) esteja presente em cada aula presencial e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões, tendo-se em consideração a frequência de presenças, apesar de não apresentar um carácter compulsório e/ou eliminatório;
b) reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir;
c) execute os trabalhos programados;
d) aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma activa e colaborante nas actividades aí propostas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

7. Avaliação e Classificação
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Um momento de avaliação escrito, individual – 45% da nota;
b) Um trabalho de grupo – 45% da nota, com realização e entrega até ao final do semestre e apresentação em aula.
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância – 10% da nota.

Em ambas as vertentes há outros pontos em consideração: assiduidade e interesse demonstrados nas aulas e actividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
A nota a atribuir aos trabalhos depende da respectiva componente oral e escrita.
A nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

Nota final = (A*45%)+(B*45%)+(C*10%)

Em que:
A corresponde a 1 teste individual
B corresponde a 1 trabalho de grupo
C corresponde a presença e participação

Provas e Trabalhos Especiais

6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Produção de textos e elaboração de materiais que podem ser disponibilizados a entidades que solicitem a apresentação de soluções a situações concretas em modelo de consultoria.
Realização de evento, com eventual participação de convidado(s) externos à disciplina em modelo de aula aberta.
Criação de sítio na internet para aplicação de um ou mais temas/conteúdos.
Qualquer outro trabalho a desenvolver deverá ser definido em conjunto com a turma.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  61
  Total: 61

Bibliografia Principal

CASTRO, João Pinto e;“Comunicação de Marketing”, Edições Sílabo Gestão, 2002
LAMPREIA, J. Martins;“Comunicação Empresarial, as relações públicas na gestão”, Textos de Gestão, Texto Editora, 1992
LENDREVIE, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente;“Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing”, Publicações D. Quixote, 2004 (8ª Ed., Lisboa, )
RASQUILHA, Luís, CAETANO, Joaquim;“Gestão da Comunicação”, Quimera Edições, 2004
WESTPHALEN, Marie-Hélène;"A Comunicação na Empresa", Rés

Bibliografia Complementar

Bibliografia on-line: http://www.bocc.ubi.pt/
http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/apresentacao.htm
http://www.iapmei.pt/
http://www.pmelink.pt/

AAKER, David,;“Managing Brand Equity”, Free Press, 1991
ALMEIDA, Vítor;"A Comunicação Interna na Empresa", Práxis, 2000
BLAND, Michael, Jackson, Peter;"A Comunicação na Empresa", Biblioteca de Gestão Moderna, 1992 (Lisboa)
CUTLIP, Scott M. et al; “Effective Public Relations”, Prentice Hall, 1999
DUBOIS, Bernard, ;"Compreender o Consumidor", Publicações Dom Quixote
KAPFERER, Jean Noel;“Marcas, Capital da Empresa”, Europa América, 1991
RIES, Al & Laura;“A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas”, Notícias Editorial (2003)
RODRIGUES, Vicente, DIONÍSIO, Pedro et al;“Publicitor”, Publicações D. Quixote (1999)
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