This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AIS10009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2008/2009 - 1S

Código: AIS10009    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Secção: zCiências da Educação

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 43 Plano de Estudos 5,0 66 135,0

Docência - Horas

Ensino Teórico: ,9
Ensino Teórico-Prático: 2,9
Trabalho de Campo: ,6
Orientação Tutorial: ,4

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,90
Luísa Ramos de Carvalho   0,90
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,90
Luísa Ramos de Carvalho   2,90
Trabalho de Campo Totais 1 0,60
Luísa Ramos de Carvalho   0,60
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Luísa Ramos de Carvalho   0,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como princípio orientador a ideia de que a solidez no domínio dos saberes técnicos e das competências necessárias ao exercício da profissão se estrutura no próprio desenvolvimento pessoal do estudante e na capacidade de convocar de um modo consciente e coerente experiências pessoais, reflectindo-as e aperfeiçoando-as, de modo a que o trabalho com os outros se processe num quadro de respeito pelas dinâmicas de relacionamento entre os indivíduos e nos grupos em que se inserem.
Nesse sentido, a incidência programática far-se-á não apenas em torno do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes, como na aplicação dos princípios teóricos que enformam esse conhecimento e no domínio das técnicas que permitem uma futura adequação profissional.
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- conhecer-se a si próprios, reconhecendo as diferenças pessoais, sociais e culturais;
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- reconhecer diferenças individuais ou de pequenos grupos;
- promover formas de integração e/ou de assimilação das diferenças.

Programa

Conteúdos a abordar:
Tema 1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal:
- histórias de vida
- impressões, expectativas e atitudes
- representações de si e dos outros
- identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades.
Tema 2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos
- adequação, normalização, obediência, conformismo
- inconformismo, inovação
- a influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados

Tema 3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- o que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação

Tema 4 – Conceito de grupo.
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança
Temas Abertos – Inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Métodos de Ensino

Calendarização das aulas
Aula nº 1
22 de Setembro
Programa. Metodologias, materiais e avaliação.
Exercícios de apresentação.

Aula nº 2
24 de Setembro
1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 1
Histórias de vida

Aula nºs 3 e 4
29 de Setembro e 1 de Outubro
1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 2
Exposição: Impressões, expectativas e atitudes.

Aula nºs 5 e 6
6 e 8 de Outubro
1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 4
- Representações de si e dos outros
- Identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades.

Aula nº 7
13 de Outubro
Síntese do primeiro tema. Apresentação das aprendizagens realizadas
Aula nºs 8 e 9
15 e 20 de Outubro
2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos- 1
- Adequação, normalização, obediência, conformismo
- Inconformismo, inovação

Aula nºs 10 e 11
22 e 27 de Outubro
2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos- 2
- A influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados


Aula nº 12
29 de Outubro
Síntese do segundo tema. Apresentação das aprendizagens realizadas.
Trabalho de Grupo – Escolha dos temas para as sessões dinamizadas pelos estudantes.
Aula nºs 13 e 14
3 e 5 de Novembro
3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
O que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação
Síntese do terceiro tema. Apresentação das aprendizagens realizadas.


Aulas nºs 15 e 16
10 e 12 de Novembro
4 – Conceito de grupo -1
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
Aulas nºs 17 e 18
17 e 19 de Novembro
4 – Conceito de grupo-2
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores

Semana de interrupção. Trabalho de terreno. Observação
24 -28 de Novembro
Aulas nº 19
3 de Dezembro
4 – Conceito de grupo -3
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança
Aula nºs 20 e 21
10 e 15 Dezembro
Síntese do quarto tema. Apresentação das aprendizagens realizadas


Aulas nº 22
17 de Dezembro
Trabalho de Grupo: Preparação dos temas para dinamização das sessões (Janeiro de 2009)
Interrupção de Férias de Natal
22 de Dezembro a 2 de Janeiro

Aula nºs 23, 24 e 25
5, 7, 12 de Janeiro
Sessões temáticas dinamizadas pelos estudantes em grupo (a organizar)
Aulas nºs 26
14 Janeiro A estrutura matricial do teste - Preparação do teste. Esclarecimento de dúvidas.
Aula nº 27
21 de Janeiro
Realização do teste individual no horário da aula de quarta-feira (data provisória)

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua através de:
I) Apresentação e discussão de um dossier individual que ilustre todo o trabalho realizado pelo aluno (30%)
II) Dinamização, em grupo, das sessões temáticas (40%). Tema escolhido pelos estudantes, duração de 30 minutos. Sugere-se a utilização de power-point para a organização da informação.
II) ) Realização de um teste individual de escolh múltipla (30%).

Provas e Trabalhos Especiais

) Apresentação e discussão de um dossier individual que ilustre todo o trabalho realizado pelo aluno ao longo do semestre.
II) Dinamização, em grupo, das sessões temáticas Tema escolhido pelos estudantes. Duração da apresentação de 30 minutos. Sugere-se a utilização de power-point para a organização da informação.
II) ) Teste individual de escolha múltipla sobre a matéria dada.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  33,6
  Total: 33,6
Opções
Página gerada em: 2024-05-18 às 20:23:21 Última actualização: 2010-07-19