This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Contextos Multiculturais e Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2008/2009 - 1S

Código: EDB10009    Sigla: CME
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Secção: zCiência, Multiculturalidade e Desenvolvimento

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 87 Plano de Estudos até 2010/11 4,0 68 108,0

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,1
Ensino Teórico-Prático: 2,1
Trabalho de Campo: ,4
Orientação Tutorial: ,4

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 2,20
Luiz Souta   1,10
Maria de Lurdes Pimenta   1,10
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,20
Luiz Souta   2,10
Maria de Lurdes Pimenta   2,10
Trabalho de Campo Totais 2 0,80
Luiz Souta   0,40
Maria de Lurdes Pimenta   0,40
Orientação Tutorial Totais 2 0,80
Luiz Souta   0,40
Maria de Lurdes Pimenta   0,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável
Maria de Lurdes Zagalo Alves PimentaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Programa

A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Ao se ter invertido o sentido da mobilidade, tornando-nos um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos acelerados tempos globalizantes em que vivemos, e onde os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, fruto de uma legítima visão holística da realidade, torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos presentes e ausentes, quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões são um contributo fundamental na construção de uma profissinalidade no campo da educação.


Modo de Avaliação

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  28
  Total: 28
Opções
Página gerada em: 2024-05-17 às 10:10:08 Última actualização: 2010-07-19